terça-feira, 12 de julho de 2011

DA NOSSA VIDA NO VIVA2!

Iniciamos nossa viagem para a Holanda. Calma! Ainda não fomos a Europa, mas nossa viagem começou no fim da tarde de ontem quando chegamos a Garanhuns para nos encontrarmos com o grupo VAMOS.Chegamos por volta das 18 horas do dia 10, eu (Aluska), Alessandro, Weslley, Eujéssika e Marbyo, namorado de Eujéssika que nos ofereceu seu carro para viajarmos e sua ajuda no trabalho com o projeto. Assim que chegamos, fomos direto para a comunidade São Clemente, onde estava havendo missa. Ayron e Ana Paula nos receberam e disseram que era nessa comunidade que iríamos ajudar o VAMOS. Encontramos com o grupo juntamente com Hugo e Pe. Gabriel e Pe. Huup Spaan já no fim da celebração. A comunidade, muito acolhedora, recepcionou ambos os grupos com lanche e um animado forró. E olhe que os holandeses já estão pegando o ritmo viu! Muito legal. Foi um momento de reencontro dos grupos depois da recepção em Campina Grande.
Ao fim da celebração, nos dirigimos ao Centro Missionário Redentorista, onde ficaríamos hospedados junto com o grupo. Pe. Huup Spaan, responsável pelo intercâmbio, nos convidou para uma conversa que estabeleceria as regras da casa, uma vez que eles estavam em maioria e já tinham um ritmo de trabalho pré-estabelecido. Ele nos explicou a origem dos dois projetos e depois como deveríamos agir, no que teríamos que trabalhar na comunidade São Clemente, enfim, as diretrizes para a boa convivência durante a semana. Os horários deveriam ser seguidos rigidamente para não atrasar os demais, e a noite, somente a noite, poderíamos utilizar uma área em comum, denominada por eles de “sala chinesa”. Enfim, depois das explicações fomos para essa sala onde esboçamos conversas, rimos juntos, conhecemos mais um do outro. Às 00h00min nos recolhemos para estarmos de pé às 06:00 no dia seguinte.
Às 07h:00min da manhã nos dirigimos para o refeitório, para com a oração darmos início ao café e ao primeiro dia de trabalho do grupo VIVA.  Ao final do café, Pe. Huup Spaan passou as informações. Disse que iríamos nos dividir nas atividades do projeto, dentre elas, estavam, a construção de uma casa, pintura e jardinagem. O que nos ocupou durante toda manhã. O almoço foi servido as 12h:00min, logo após o almoço tivemos uma hora livre para descanso. As 14:h00min voltamos para trabalho na comunidade São Clemente e desenvolvemos as atividades que foram propostas pelo projeto. Retornamos à casa às 17h:30min em seguida jantamos. Pe. Huup passou a programação da noite, onde teríamos duas horas de tempo livre, incluindo a possibilidade de sairmos do alojamento, de forma que retornássemos às 21h:00min, para o momento de convivência na “sala chinesa”.
São exatamente 00h08min e estamos finalizando nosso primeiro texto, narrando nossa primeira experiência de intercâmbio. Apesar de não estarmos na Holanda, nos sentimos em um lugar estranho do nosso, com pessoas estranhas ao nosso convívio, mas que se esforçam para nos acolher e entender nosso inglês improvisado, nossas músicas, nossas brincadeiras.
Estamos surpresos como um grupo de 17 pessoas decidem trabalhar duro no seu mês de férias, gastando seu próprio dinheiro e seu suor por pessoas que eles nunca viram na vida. Dá para perceber nos olhares a satisfação em ser chamadas de “Tia”, de pegar no pesado, de pintar salas. Nós não tínhamos noção do que é isso. Está sendo uma grande experiência para ambos os grupos. Ah, o fim da noite foi maravilhoso, cheio de animação e, claro, muita música, holandesa, brasileira, inlgesa...

Até amanhã!
Tot Ziens!

Aluska e Marbyo

Nenhum comentário:

Postar um comentário