segunda-feira, 18 de julho de 2011

GARANUHNS - VIVÊNCIA DO GRUPO VIVA E VAMOS!

Goedenacth!
Boa noite!

Aqui estamos novamente para falarmos um pouco da vivência de hoje.

Como de costume acordamos às 6h, para nos aprontarmos para o café e também para mais um dia de trabalho.
Após o café o Pe. Huub Span passou-nos a programação do dia e fomos nos aprontar para a saída as 8h no “horário holandês” como costumam falar (sempre pontual).

A primeira atividade do dia foi visitar a obra da casa que está sendo construída para uma família que é acompanhada pelo Pe. Gabriel no bairro Maçaranduba. Apenas 4 integrantes do Vamos está trabalhando lá e todos foram para ver o andamento da obra. A casa já está com a estrutura pronta, estão começando a fase de rebocos.

Saindo da construção partimos para o local de trabalho do restante do grupo, o Centro São Clemente, chegando lá todos os homens foram direto para o trabalho na horta e as meninas do VIVA ficaram com a recreação das crianças, pois as garotas do Vamos foram visitar a Creche Sagrada Família para conhecer a realidade de uma creche no Brasil e aplicar algumas atividades com as crianças.

Na horta os trabalhos estão caminhando muito bem, já estão prontos 6 canteiros, e estão sendo encaminhados mais dois. A parte da compostagem foi iniciada hoje e por pouco não foi terminada. Amanhã será concluído.

Um fato importante marcou à tarde de hoje. Ao iniciarmos o intervalo nos depararmos com as meninas do VAMOS chorando na entrada do centro. Elas tinham ido visitar a família de uma das meninas que participava das atividades de recreação com elas. A criança mora com mais 4 irmãos de 7, e são criadas pela tia. São órfãos e vivem numa realidade dura não existente na Holanda, por isso a comoção das meninas. As 17:00 retornamos para casa, jantamos as 18h e saímos par uma apresentação cultural chamada reizado na comunidade cristo redentor, onde o VAMOS 1 desenvolveu atividades em 2007. Foi um pouco cansativo devido o cansaço do dia de trabalho, todos estávamos exaustos, mas muito bonita.

Na chegada em casa, alguns foram para a sala chinesa e outros assistiram o fim do jogo do Brasil.

Enquanto ao desenvolvimento dos trabalhos, nós do Viva tentamos ajudar da melhor forma possível (apesar da grande quantidade de trabalho) pois, acredito que assim como eu (Jordão), todos nós do VIVA já estamos com o sentimento de pertença diante do grandioso projeto que o VAMOS está desenvolvendo aqui no Brasil.

A convivência, e a interação estão cada vez melhor. Nem a língua e nem a cultura nos impede de desenvolvermos as atividades, de interagirmos, de nos conhecermos, de rir, de cantar...  Aos poucos vamos conhecendo um pouco da língua e da cultura holandesa  e a cada  integrante do VAMOS. Também aproveitamos a oportunidade para estreitarmos os laços de amizade entre nós do VIVA, que tiveram inicio com a criação do grupo.

Mais um dia se passou, hoje foi um dia de muito trabalho para todos. A experiência que fica desta convivência é o empenho que o grupo VAMOS está demonstrando na realização das atividades, todos trabalham muito para alcançar o objetivo pelo qual se propuseram. Mas o trabalho duro é conseqüência de um aprendizado muito maior, que está firmado, na doação, no servir e no amor ao próximo.

Tot Ziens!
Até Logo!

Jordão e Taize

2 comentários:

  1. Olha Taize mostrando os dotes de pintora... rs

    ResponderExcluir
  2. Taize a familia Rocha Pinheiro (Gledson, Janaina e Vinicius) esta muito orgulhosos de ver vc empenhada nesse projeto de Deus, que tudo aconteça de acordo com a vontade do Senhor...
    Já estamos morrendo de saudades, seu primo esta mandando um beijo.
    Espalhe Mossoró pelo mundo rsrs \o/

    Beijo
    Gledson Alexandre

    ResponderExcluir