quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Maurício de Nassau, Política Holandesa, Almoco com a Ministra e muito choro!!!!

Goedenavond povo brasileiro!!!

Começamos essa postagem dizendo que o dia foi de muitas informações sobre política, cultura e educação, mas também de muitas emoçoes e choro, choro e choro (Eu, Eujessika que o diga).

Como Jordao e Weslley comentaram na ultima postagem estamos ansiosos por neve. A primeira coisa que Eu e Taize fizemos ao nos acordar foi abrir as cortinas da janela do nosso quarto e olhar para o campo  ao lado da nossa casa que ainda continua verde, por enquanto, aqui há apenas uma pequena camada de gelo em cima dos carros e os lagos estao comecando a congelar, tudo isso é lindo demais. Enfrentamos hoje uma temperatura de 8 graus abaixo de zero ( tava frio nao, tava a mulesta), e dizem que amanha teremos menos 11 (como diz Ana Paula, mia gente, a gente vai congelar). 

O dia começou carregado, fomos logo cedo buscar Aluska e Alcione em suas casas e as danadas esqueceram de pegar os passaportes, Alcione estava com a chave da casa, então voltamos pra pegar, tudo tranquilo, maaaas Aluska estava sem a chave e sem ninguem em casa,  o muido foi grande, no final deu tudo certo.

Passamos o dia em Den Haag, a cidade política da Holanda, onde fica a sede do Poder. Comecamos com a visita a casa de Mauricio Nassau, figura esta, de extrema importancia para a historia do Brasil, visto que ele morou 7 anos no nosso país e foi  responsavel por transformar Recife em uma moderna capital, elaborando os atuais traçados urbanísticos dos bairros de Santo Antônio e São José, deixando marcas da arquitetura holandesa pela cidade.Nossa guia Diza Jansen, nos conduziu mostrando toda a história e as obras de arte contidas na casa. A casa foi construída de 1637 a 1644 com madeira e decoracao brasileira. Este edifício é um dos primeiros exemplos do estilo do chamado Barroco Classicista na Holanda.

Maurício de Nassau morou nesta casa de 2 a 3 anos, mas devido as muitas dívidas que tinha teve que entrega-la como forma de pagamento e após isso, houve incendio e a casa teve que ser reconstruída com materiais holandeses, perdendo toda a característica da decoracao brasileira. Atualmente a Casa Maurício de Nassau é um Museu que agrega uma colecao de obras de artes que pertencem a Família Real Holandesa. O Museu possui obras muito interessantes, tal como ´´A Jovem com Brinco de Pérola´´, pintura do artista Johannes Vermeer do século XVII, muito conhecida aqui na Holanda.

Meu povo, nós somos muito chiques. Quando saimos da Casa de Maurício de Nassau, fomos visitar Ministério da Cultura, Educacao e Ciencia e almocamos com a Ministra Marja (le-se Maia) e discutimos um pouco sobre como é a educacao e incentivo a cultura aqui na Holanda, Minha gente, nunca na galáxia que a gente faria isso no Brasil, dá licenca que a gente tá muito importante. Agora, Painho (Aad), pediu para escrever sobre este encontro com a Ministra, entao segue a postagem dele, foi traduzida pelo Google translated viu.

Depois de termos visitado o Mauritshuis fomos para o Ministério da Educação, Cultura e Ciência. Fomos recebidos pelo próprio ministro, a Sra. Marja van Bijsterveldt. Ela vive em Schipluiden e conhece muitas pessoas lá. Tivemos um almoço delicioso pão. Primeiro, o ministro disse as leis dos Países Baixos são estabelecidas. O Gabinete está a propor para a Casa. Se eles concordam com o projeto de lei vai para o Senado. Se esse acordo também, então, apenas a assinatura da rainha. Depois que a nova lei em vigor. O ministro disse-nos sobre o seu trabalho, sobre a importância da educação, cultura e ciência na Holanda e o impacto da crise econômica na Holanda, em seu campo. Há menos dinheiro disponível e os alunos de modo mais tem que pagar por seus estudos e para os artistas e instituições culturais tornam-se cada vez mais auto-pay, em vez de ter que tirar dinheiro do governo. A discussão era sobre a igualdade de tratamento entre homossexuais em nossa sociedade. O ministro dos Países Baixos pretende completar que os homossexuais são tratados da mesma forma que os heterossexuais. No Brasil é ainda mais sensível e complicado. Nós terminamos a visita com a criação de uma foto de grupo com o ministro.



Fomos tomar o velho e bom Koffie or Thee com a Deputada Kathleen Ferrier que nos cumprimentou com um belo de um ´´Boa Tarde´´ em portugues, o papo sobre a politica foi grande (Ana Paula que o diga). Ela é so Suriname, morou tres anos em Sao Paulo e fala o portugues muito bem. É deputada há 10 anos e está sempre buscando ter relacao com a América Latina.

A noite, fomos para o Schelp e tivemos uma avaliacao do grupo VIVA com Huub, Joop e Janete. Já comecamos a sentir um pouco da despedida, muitos se emocionaram e foi chorooooo.... Discutimos um pouco sobre a nossa programacao, o que foi bom, o que deixou a desejar e o que poderia ser feito, cada expos sua opiniao e no final fomos avaliado como um grupo muito especial, que interagimos entre nós, mas principalmente vivemos de fato a experiencia de intercambio, trocando conversas e vivenciando cada momento junto com os holandeses.

Essa eu tenho que falar, Eu e Eujéssika chegamos chorando em casa, parecia duas gurias chorona, já estamos morrendo de saudade da Holanda, principalmente dos nossos amigos do Vamos e mais ainda da nossa família Van Den Enden que nos acolheu essas duas semanas. Painho foi nos consolar e fez foi a gente chorar mais ainda. Já estamos no processo de arrumacao de malas e o coracao fica cada vez mais apertado em saber que deixaremos aqui amigos verdadeiros.

P.S. As fotos vem depois porque nossos cartoes de memoria ficaram com Jordao, amanha postaremos as fotos, ok!!!!

Beijos e abracos a todos!!!

Tot Ziens!!!



RECADINHOS

Taíze - Oi meu povo, mae to morrendo de saudade de todos ai, a senhora ta que ta bacana né, ta no top five dos recadinhos, muito bem. Mande beijo pra todo mundo. Ainda nao sei o horario do voo, mas amanha a gente deve ta postando. Moooo, to morrendo de saudade, te amooooo!!! Beijos a todossss!!!!



Eujessika - Eualisson morrir de chorar quando leram tua mensagem pra mim kkkkk, pensei que nao ia escrever mais. Mae as flores aki sao tao lindas, pena que nao posso levar pra vc, o nosso pai aqui da Holanda trabalha com flores, muito legal. Marbyo que bom que deu tudo certo, eu já sabia que vc ia arrasar hehehehe, tou morrendo de saudades um bjo pra vc bem grande e eu te amo. Um abraco apertado a todos, sexta eu tou chegando. Bjsssss!!!!



Por Eujéssika, Taíze e Aad Van den Enden.

27 comentários:

  1. Que bom que postaram cedo,vcs imaginem como eu estava , pensando nessa neve gente vão com calma viu vcs não sao de neves ouçam bem o que explicam pra vcs poderem emfrentarkkkk ai ui imagine eu com frio estou me dobrando na cadeira só em pensar. um bj.....a todos

    ResponderExcluir
  2. TENHO UMA CRITICA A FAZER DA HOLANDA RSRSRSR,EIII MANDE ELES AI, FABRICAR PROTESE DE SILICONE DA BOA VIU RSRSRS E DEIXAR DE COLOCAR SILICONE INDUSTRIAL E COLOCAR O SILICONE QUE HUMANOS PODEM USAR... EU POSSO FALAR TÁ KKKKKK.ESSE RECADO É PRA TATÁ,JORDÃO E PADIM CIÇO Ô PADIM ROBERTO KKKKKKK.BJS A TODOS DO VIVA E CUIDEM EM VOLTA PRA CASA O BRASIL ESTÁ COM SAUDADES DAS POKAS DE VCS RSRSRSR.VANESSA.A BONITA KKKKK.BJS...

    ResponderExcluir
  3. Chorandooooooo emocionada com tudo que vcs estão vivendo aí. Mas com muita, muita saudades mesmo!!!Voltem logo antes que vcs virem Picolé, rsrsrsrs .......e Taíze um abraço no seu painho holandês, não sei se o seu painho brasileiro tá gostando dessa história, viu?!rsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  4. Ai.ai.ai,ai,está chegando a hora....................
    Olá Aninha, estou emocionada com tudo que vocês estão vivendo aí,as postagens diárias deu pra sentir.Estão começando a chorar e têm razão, uma mordomia desta, não é pra qualquer um. Já imagino como será na sexta-feira. E haja chororoooooo. Desejo a todos uma boa viajem, que Deus lhes traga em segurança. Agradeço e hospitalidade e o aconchego de Toos e Joop, um grande abraço pra eles. Fquem com Deus e que Ele abençoe a todos.
    Beijos.
    Nanetes

    ResponderExcluir
  5. Taíze, almoço com o ministro? vocês são chique!!! rsrsrsrs... É esta tudo muito bom,mais cuide em arrumar as malas viu!, a saudade que todos nos estamos sentindo fala mais alto.Um abraço a todos os holandeses,especialmente a esta família que te acolheu,o meu muito obriga!!!!!! vó Francisca.

    ResponderExcluir
  6. Taize estou ti esperando viu nega te amo muito volte logo não fique ai na neve! wanessa

    ResponderExcluir
  7. te amo muito estou te esperando taize estou com saudades de você beijos grazielly

    ResponderExcluir
  8. Eitaaaaaaaaaaaaaaaaaa, tá chegando o dia de voltarrrrrrrrrrrr.
    Imaginem eu aí. Acho que ia formar uma piscina congelada de lágrimas. Porque eu sou chorona, affffffffffffff!!!!!!!!!!!
    Que bom q todos aproveitaram bastante,isso é fantástico.
    Jordão, sua família está louca pra te abraçar. Taíse, sua mãe é super alto-astral, muito legal.Ela tá com tanta saudade de vc, fala em você com tanto carinho, lindoooooooooooo o amor de uma MÃE.Ela tá com muita saudade e ao mesmo tempo muito feliz por essa oportunidade que vc teve. Aqui o calor tá muito grande, se previnam por causa da mudança de clima,ok ????Deus abençoe vocês grandemente nesse retorno. Quero saber das novidades quando chegarem,ok ???? A gente se encontra na missa.Bjãoooooooo.

    ResponderExcluir
  9. 'De volta pra minha terra', né Weslley??
    Fiquei sabendo por alto que vô Ulisses disse que vc era um filho ingrato kkkkkkkkkkkk....
    Uma excelente viagem, e claro quero saber depois todas as novidades... Abraços, bjokas e se cuida ;D

    De: Raísa!

    ResponderExcluir
  10. "Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida".
    Clarice Lispector

    ResponderExcluir
  11. Hum!!!!!!! Weslley cuidado com essa neve, está dando um trabalho aos brasileiros aí, não é? kkkkkkk ela parece que não quer "dar as caras"....
    Boa sorte amigo!

    Aproveite o máximo, sei que é isso o que você está fazendo.
    Abraços! Danny - Igaracy - PB.

    ResponderExcluir
  12. Ihuuuuuuuu... Até que enfim chegou o ultimo dia de viagem de vocês...
    Nunca esperei tanto uma sexta feira na minha vida... rsrs
    Tô morrendo de saudade de você meu amor... to louco pra te encontrar amanha e poder te dar um abraço bem apertado e um beijo bem grande!

    TE AMO MUITO minha linda! Beijo grandeeee!

    ResponderExcluir
  13. Oi VIVA2 estamos na contagem regressiva pra volta de vcs.Tenho certeza que todos os familiares estão anciosos para abraçar cada um de vcs aqui e rezando para que todos cheguem bem.
    Como diz o Rei Roberto Carlos:" Amigos eu ganhei
    Saudades eu senti partindo....... se chorei ou se sorrir o importante é que emoções eu vivi...."
    E quantas emoções vcs viveram , momentos com certeza inesquecíveis, amizades que a distancia jamais separará.

    Ayron, Ana Paula, Alcione, Alessandro, Aluska, Ana Alice, Murilo, Eujéssica,Priscila, Wesley, Jordão, Taíze e Pe Roberto que Deus abençoe cada um de vcs e nossa senhora os cubram de bençãos. Que a viagem de volta seja tranquila e que o anjo da guarda de cada um os protejam.Amém
    P/S: Taíze naõ esqueça de rezar a oração da santa cruz .
    Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  14. Maria Isabel nasceu é a coisa + linda!!!!!!
    acabei de chegar do hospital.

    ResponderExcluir
  15. Família van de Vondervoort2 de fevereiro de 2012 às 09:02

    Two Brasilian sons,
    We currently enjoy the company of two fine young men, Jordão and Wesley, in our home. They are very polite, interested and fun. Sometime they are just tired. Thanks for all the gifts, hugs, jokes and smiles. As you referred to us as “Dutch mother “ and “Dutch father” we now see them as our “Brasilian sons”. We hope to follow you further in life and see if your visit to The Netherlands has changed your lives. Explaining and showing our ways and country also made us more aware of our own lives. We are very busy with education or work. Looking at the Viva group we wish we were more like you. Thank you very much for visiting us and have a nice last few days in NL and a good trip back. Many hugs and kisses.
    Peter, Therese, Bram and Maarten van de Vondervoort
    Dois filhos brasileiros,
    Atualmente, desfrutar da companhia de dois bons jovens, Jordão e Wesley, em nossa casa. Eles são muito educados, interessado e divertido. Às vezes eles estão apenas cansados. Obrigado por todos os presentes, abraços, brincadeiras e sorrisos. Como você se refere a nós como "mãe holandesa" e "pai holandês" e "irmãos holandês" agora vemos como nossos "filhos brasileiros". Nós esperamos a seguir você ainda mais na vida e ver se a sua visita à Holanda.
    Holanda mudou suas vidas. Explicando e mostrando nossos caminhos e país também nos tornou mais conscientes de nossas próprias vidas. Estamos muito ocupados com a educação ou trabalho. Olhando para o grupo Viva gostaríamos fossem mais como você. Muito obrigado por nos visitar e ter uns bons últimos dias no NL e uma boa viagem de volta. Muitos abraços e beijos.
    PS: Que ambos podem dançar bom.

    ResponderExcluir
  16. Aad , Margit e Rianne Van den Enden obrigada pela o carinho com que receberam e cuidaram da minha filha Taíze durante esses dias aí na Holanda ,que Deus derrame muitas bençãos na família de vocês.Espero um dia recebê-los aqui no Brasil para nos conhecermos melhor.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. Quero agradecer também ao Padre Huub, Pe.Gabriel , Pe Roberto e tantos outros que proporcionaram essa experiência única na vida desses jovens brasileiros.

    ResponderExcluir
  18. Alessandro meu amor tô agradecendo a Deus pq tá chegando o grande dia de vcs voltarem... pena q não vou te ver amanhã, só te vejo domingo ou segunda a saudade só faz aumentar..!

    Beiijos *.*

    Abraços pra todos do Grupo Viva e Vamos!!!

    Amor Te Amo ;D

    ResponderExcluir
  19. Esse pessoal é muito cheio de cultura rs rs
    E muito chique tb, encontro com Ministra né pra todos não
    Aqui no Brasil a política tá uma bagunçaa
    Luciano Agra negou a recandidatura a prefeitura de JP
    Ricardo Coutinho vive sendo vaiado
    A discussão agora é a autonomia da UEPB
    Os ministros de Dilminha continuam caindo
    No mais é isso ai, só uma palhinha do nosso fuzuê
    Até Luiza já voltou do Canadá, só falta vcs voltarem da Holanda
    Ainda bem que amanhã já é amanhã o/
    Cici saudaaaaaaaades de tu Pretaaa
    Ah e tu só volta com meu relógio viss
    Se não te mando pra Holanda novamente kkk

    bjo a todos e boa viagem.

    ResponderExcluir
  20. Caramba eujessika tu esqueceu de Cita D. ela ficou triste! kkkkk
    Mainha manda beijo, ta ansiosa pra q vc chegue, e eu tb! Beeeeijo

    Elainy

    ResponderExcluir
  21. Enfim, está chegando ao fim o intercâmbio cultural de vocês. Como estive econômico com as palavras nas últimas postagens de vocês e como as três semanas já estão chegando ao fim, me darei o direito de ser só um pouco mais prolixo que o normal. rsrs

    Ter a oportunidade de ver o que familiar com os olhos estrangeiros e o que é estrangeiro com olhar familiar é, certamente, uma experiência enriquecedora. Vocês voltarão ao Brasil não apenas com muitas histórias para contar, mas também, com maior capacidade de valorizar o que temos de bom e de aperfeiçoar o que por aqui precisa ser melhorado.E cá entre nós, temos ainda muito que melhorar.

    O Brasil alcançou o posto de sexta maior economia do mundo. Isto quer dizer que na velha Europa, apenas Alemanha e França têm mais recursos que nosso país. Mesmo assim, ainda precisamos de donativos de crianças holandesas, como um foi descrito em um dos textos de vocês (aqui cabe um parêntese: parabéns pelas postagens que juntas formam um bom diário de campo. Bem que vocês poderiam editá-las posteriormente para publicação).

    Preciso dizer que esta postagem aqui foi a que mais gostei. Deve ser meu coração de cientista social. rsrs

    Enquanto vocês estiveram por aí uma série de coisas aconteceram. O presidente Obama elegeu o Brasil e a China como prioridade para tornar os EUA o maior destino turístico do mundo. Só no mês de janeiro foi autorizado um aumento de 40% da emissão de vistos para o país do Tio Sam. Para quem já tem o visto a entrevista para renovação não será necessária. Eles querem aumentar em 274% até 2016 o número de brasileiros que visitam aquele país. Nós brasileiros estamos gastando em média 5 mil dólares em nossas viagens ao exterior. (isso quer dizer que vocês virão com excesso de bagagem?). Um detalhe: o custo de vida no Brasil ficou mais caro do que nos Estados Unidos neste mês de janeiro.

    Concomitante a isto, fomos visitados pelo Ministro das Relações Exteriores da Inglaterra (aquela que nunca foi colonialista rsrs). O Sr. William Hague veio dizer que Inglaterra e Brasil tinham muito em comum e que o nosso país se destacava no mundo por suas políticas de desenvolvimento e de combate a pobreza.

    Digo tudo isto porque olhando para nosso país aí de fora vocês podem ver se de fato o “Brasil é o país do futuro”. É preciso lembrar que é que não faz muito tempo (durante a segunda metade do século XIX até a primeira metade do século XX!) a Europa enviava emigrantes ao Brasil que fugiam da pobreza em seus países de origem. Quantos alemães, italianos, portugueses, espanhóis não vieram buscar uma vida melhor aqui? Certamente vocês encontraram com pessoas que têm lembranças das nefastas heranças da II Guerra Mundial.

    Em 1948 o Brasil ainda recebeu holandeses católicos que sofriam com a devastação desta Guerra (Como sou curioso, fui pesquisar e descobri que eram originários da província de Noord-Brabant). Pois bem, se em 50 anos a Europa se reconstruiu e hoje tem um povo de cidadãos conscientes (não de súditos, ainda que existam monarquias) qual foi o caminho percorrido para atingirem o nível de desenvolvimento humano que têm hoje? Mais que isso, o que nos falta para seguir o mesmo caminho?

    Vocês do Viva 2 não são jovens quaisquer. São jovens chamados a serem sal na terra e luz no mundo e esperamos que possam fecundar boas mudanças nos lugares em que estarão inseridos. Que repercutam no seio de suas famílias no Brasil o acolhimento e o afeto que receberam das famílias holandesas. Que estejam também engajados de alguma forma na construção de uma realidade social justa e igualitária.

    ResponderExcluir
  22. Continuando. Bem, algumas coisas que chamaram atenção neste mês de janeiro: a Kodak fechou e não existe mais, o Megaupload foi retirado do ar acusado de pirataria (espero que poupem o 4shared), “Vada a bordo” foi uma das frases mais repetidas no mundo inteiro (se ainda não sabem o motivo depois vejam no Google rsrs), o novo Ministro das Cidades do governo brasileiro é de Campina Grande, Aguinaldo Ribeiro (acabou de ser nomeado faz alguns minutos pela Presidenta Dilma). Ah! E o Vasco da Gama atolado numa onda de corrupção sofreu intervenção federal e não poderá mais jogar por alguns anos.

    Não sei se viram a neve. Mas, precisam saber que no leste europeu lá para as bandas da Ucrânia, Polônia e Eslováquia mais de 70 pessoas já morreram por causa do frio! (E olha que de frio eles entendem). A Ucrânia é o país mais afetado e já tem mais de 720 pessoas hospitalizadas com hipotermia e queimaduras ocasionadas pela baixa temperatura. Em sua maioria os mortos são moradores de rua. Na Sibéria a temperatura chegou a 34 graus negativos. Na Itália já neva faz dois dias sem parar e essa poderá ser a semana mais fria dos últimos 30 anos! Vendo por este aspecto, é justo pensar que a presença de vocês aqueceu a Holanda. Se ao voltarem para cá cair uma nevasca por aí esta teoria ganha fundamento.

    Finalmente, que vocês façam uma excelente viagem de volta para receberem todo o amor e carinho dos aqui estão quase sem se agüentar de tanta saudade!

    Calma Ana Paula, aquela informação sobre o Vasco da Gama não é verdadeira. ;)

    ResponderExcluir
  23. HOJE CELEBRAÇÃO E ADORAÇÃO NA CAPELA DE S. GERALDO,VAMOS TODOS PEDIR AO SAMTISSIMO A BENÇÃO E PROTEÇÃO PARA TODOS. CHEGUEM EM PAZ!!!BOA VIAGEM.VÓ FRANCISCA

    ResponderExcluir
  24. Ate amanha,

    for the last time.. :'(

    Beijo,
    Ester

    ResponderExcluir
  25. Jordãoooo, os wiskis já estão comprados viu?! hehehehe. Só esqueci do seu red bul... kkkkkkkk
    Ótima viagem de volta a todos!!!

    Kelly Lopes

    ResponderExcluir
  26. são 1;00 cade esse povo de Deus que não dar noticia,pra que dar essa ideia de cada um esvrever um pouco taí o que fizeram con0osco seria melhor ter um pra o blog. mas confio no senhor que vai tar tudo brm. meu Deusssssssssssssssssss.
    todo tempo quanta maravilha saiu no blog e hoje faz isso conosco mas mesmo cansada vou esperar noticia do ultimo dia na holanda .

    ResponderExcluir