sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

VIVA 2! Uma linda história de amor, amizade, alegria...

A poucas horas chegamos ao Brasil (com exceção de Ayron que está no Canadá, ops, Lisboa, em decorrência da neve...amanhã retorna, com as bênçãos de Deus). Nos olhos de cada jovem vimos a realização de ter vivido uma grande experiência de amizade, interculturalidade; e como já foi dito nas avaliações, o intercâmbio valeu muito a pena.
Nossa despedida foi super emocionante, as famílias do Vamos e amigos foram conosco de Schipluiden até o Schippol, aeroporto da Holanda, para o abraço do retorno...o choro foi grande, é impressionante quão forte é a vivência nas três semanas, o sentimento hoje era de gratidão pela acolhida tão generosa, e de amor, visto que os laços construídos nesses dias perdurarão por muito tempo, quiçá, para sempre...
Entre um cochilo e outro no avião, no intervalo de cada solavando que mais parecia que estávamos na estrada pra Natal passando por Sapé, relembrávamos as aventuras vividas na Holanda, olhávamos para o relógio marcando ainda o horário de lá, e cada um dizia o que possivelmente sua família estaria fazendo naquele momento...É, chegou a hora da SAUDADE! E essa só vem com tanta força porque tudo o que vivemos juntos foi especial, único.
Ao chegar em Natal, SURPRESA, nosso povo amado tava lá nos aguardando no aeroporto com faixa, na maior animação...a família de alguns não pode ir, mas nos sentimos contemplados recebendo o abraço caloroso de D. Graça (mãe de Jordão), Glauciane (mãe de Taize), Socorro (mãe de Eujessica) que saiu de Campina pra encontrar a filha logo ao descer do avião. E aí, mais um momento de separação, a turma de Natal ficou em casa e os demais seguiram na estrada pra Campina Grande.
No caminho eu vinha pensando que naquele momento estávamos fechando um ciclo iniciado em 2011 com a perspectiva do intercâmbio. Mas agora iniciamos outra etapa, a realização de novos sonhos, projetos, expectativas para as visitas holandesas que iremos receber este ano, projeções para o Viva 3... e assim segue a vida.
Lembrei também que nosso grupo é uma verdadeira ZORRA TOTAL, eita povo pra lançar bordão, gostar de fazer graça, se eu postar pode até soar como loucura, mas só quem tava no contexto pra entender o sentido de: "É o que tem pra hoje", "Galinha completa", "Minha gente", "Vulnerável tava, vulneravel fiquei", "Tá que tá bacana" (especialmente dito por Marloes),"Esse comentário foi removido pelo autor", "Todo dia é isso" (com a tapinha de keka) "Chupa essa manga"... e tantos outros. Só de ver dá vontade de rir, lembro das situações. Lembrei também da Surucucu, das danças... ah, a sensação é que passamos um ano inteiro juntos, tamanha as lembranças que vem a cabeça.
Recordo também da admiração de todos ao testemunhar a organização do país, a emoção em cada monumento que fazia referência a guerra, a alegria que transmitimos com o nosso canto nas celebrações, casa dos idosos, a brincadeira com as crianças nas escolas. Vejo agora algumas fotos e relembro de olhos curiosos ao perguntar sobre a estrutura do Palácio da Paz, a Biblioteca do Parlamento, tantos lugares importantes para o mundo que tivemos a oportunidade de conhecer.
Pergunto, quem do Viva escutará o refrão: "Nossa, nossa, assim você me mata...", e não lembrará da Holanda?
Bem, como disse anteriormente, chegamos ao final de uma etapa para iniciarmos a realização de novos sonhos. Agradecemos a todos os amigos e familiares do Viva que, no ano de 2011 ajudaram os jovens nas atividades realizadas, e que deste modo, proporcionaram a ida do grupo a Holanda.
Todo nosso amor, carinho, admiração a Pe. Huub e todos os amigos do Vamos que, nos acolheram em suas casas, em suas vidas, abriram sua intimidade e nos permitiram viver e fazer parte de suas familias... o nosso mais sincero MUITO OBRIGADA!!!
Que Deus abençoe abundantemente a vida de cada pessoa que, direta ou indiretamente faz parte do VAMOS e do VIVA...que esses projetos possam render ainda mais bons frutos de solidariedade, fraternidade e união.
Vamos em paz!!! Cultivando as amizades conquistadas, trazendo o amor experimentado junto as famílias holandesas para a nossa casa, no trato com a nossa família do Brasil. Que todas as experiências vivenciadas sirvam para o nosso crescimento e fortalecimento de nossos ideais na busca por uma vida digna para todos, sem distinção. Assim como questionamos lá, que também nosso povo tenha mais oportunidades. Lutemos juntos por isso!!!


Ana Paula Brito

4 comentários:

  1. In Brasil zal veel geklonken hebben: "Sejam bem vindos, bem vindos sejam ô lê lê ô! Alegria, alegria!"
    Maar in Nederland werd zo hard gehuild dat er witte vlokken sneeuw uit de hemel vielen!!!!
    We missen jullie allemaaal. Bijzondere vriendschappen tussen VIVA en Vamos zijn ontstaan. Mogen Gods zegen zijn over deze vriendschap en mogen Hij ons de kracht geven samen te blijven werken, over grenzen heen. Zijn Liefde zal ons blijven verbinden.

    VIVA fijn dat jullie veilig in BRASIL zijn teruggekeerd. Nu Ayron nog!!!!Boa Viagem.

    muitos abraços...
    até logo. até uma próxima vez!!!!

    ResponderExcluir
  2. O que voces fizeram na Holanda?
    Eu acabei de ler que esta madrugada a temperatura chegou ate 22 graus negativos e de dia está 11 negativos, todo o pais está coberto de neve. Graves probelmas no transito e nos aviaoes.
    Voces deixaram muito choro por lá
    Até mais

    ResponderExcluir
  3. Hey Vivas. Saudades de vcs. Acabei de ler as ultimas postagene e acredito que a experiência particular de cada um foi surpreendente.To anciosa para encontrar com vcs e escutar cada detalhe que não deu pra ser descrito. Miss you best friends the Holland espero vê-los em breve. Que venha o Vamos 4 e avante Vivas rumo a realização de mais jovens para o VIVA 3. Beijos a todos, Tot Ziens.

    ResponderExcluir
  4. Emocianado com as palavras de Pe Huub!
    Uma experiencia que não pode ser explicada através de palavras, pelo fato de nao ser expressada da maneira tão intensa como ela foi vivida!
    A certeza de amizades solidas, firmadas no amor, está no coração de cada um do VAMOS e do VIVA.
    Hoje passei o dia relebrando os momentos vividos, as risadas, os abraços, os jargoes, enfim... tudo muito especial!
    ABRAÇOS E BJOS AO AMIGOS DO VAMOS E DO VIVA.

    Em especial a minha familia Holandesa, Van den Vondervoort, Peter, Therese, Bram e Marteen. Obrigado por nos fazer (Eu e Wesley) sentir parte da família quando estavamos tão distante da nossa!

    Att. Jordão

    ResponderExcluir