terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Aprendizados, Cultura, convivencia e algumas jacas maduras ao chao!

Sao 00:09 acabamos de tomar banho depois de um dia cheio de muitas atividades. E de jaca madura caindo! (piada interna, explicarei em breve!)

Mas vamos ao que interessa:

Passaram -se 4 dias que estamos morando com familias holandesas. Experiencia fantastica de aprendizado de outra cultura, de outra maneira de ser, de agir, de comer... DE VIVER! Desde ja o nosso agradecimento a essas familias que abrem as portas de suas casas para nos acolher com tanta doacao e afinco. EM ESPECIAL A NOSSA FAMILIA, Van de Vondervoort. O Nosso carinhoso abraco a nosso pai Peter, nossa mae Therese, e nossos irmaos Bram e Marteen.
Hoje em uma das atividades (citaremos mais tarde) muitos sentimentos, experiencias, vivencias, afloraram em nosso coracoes, sentimento estes que nao sao expressados em suas totalidade apenas com palavrass. AMOR, SOLIDARIEDADE, GRATIDAO, MUDANCA DE MENTALIDADE E PERSPECTIVAS, INQUIETACAO, CRITICIDADE E A CERTEZA QUE AS BARREIRAS PODEM SER DERRUBADAS ATRAVES DO DIALOGO, independente de raca, lingua, nacionalidade, pois antes de sermos brasileios ou holandeses, falarmos portugues ou ingles, somos pessoas humanas movidas por algo muito maior, alem dos rotulos... movidos pelo amor, pelo respeito, pela reciprocidade. Enfim, a experiencia de viver um intercambio abre horizontes, mentes e nos faz acreditar na possibilidade de construir algo novo em nossa realidade, seja no Brasil, na HOlanda ou em Cabo verde.

Bem... Hoje o dia foi muito emocionante!

Iniciamos as 7 da matina, acordando logicamente... Aqui na holanda durante a semana a rotina é muito corrida, quando descemos para tomar café nosso Pai já tem saído, expecionalmente hoje que acordamos mais cedo, nossos irmaos estao se preparando para tabalhar e estudar e nossa mae tambem.

Após descermos para tomarmos um ligeiro café, pois hoje a programacao iniciou com a ida de bicicleta até a estacao de delft.
Agora explicarei porque a piada da JACA MADURA no inïcio do post... viemos para HOlanda com a ideia de viver tudo que nos era ofericido, pois bem, todos os membros do VIVA resolveram beijar o chao holandes, os postes holandeses...kkkkkkkkkkkkk Saberao que foram os felizardos até o exato momento quando retornarmos ao Brasil. Para agora basta saber que todos estao ótimo, as quedas e batidas de cabeca nos postes sao a cereja do bolo! kkkkkkkkkkkkkkkk

Ja em DElft pegamos o primeiro transporte do dia, TREM. De inicio um pequeno problema com nosso cartao de passagem, mais logo foi resolvido. Em todas as estacoes tem guiches de auto atendimento, onde as pessoas creditam valores em seus cartoes, que podem ser usados em todos os transportes urbanos (trem, bonde, metro, onibus). Pegamos nosso primeiro trem exatamente as 8:57 com destino a Roterda, chegando la pegamos um onibus de numero 48 - em natal conhecido como expresso do inferno - nem na Holanda ele me deixa em paz.

Chagando no centro de amsterda tivemos uma vasta programacao. Vamos a ELA.

De inicio visitamos uma organizcao chamada JOLO que tem como slogan: JOgeren hossen het op -  que significa Jovens Resolvem (algo nessa linha) A Organizacao trabalha como mediadora de conflitos em espacos publicos envolvendo jovens. A organizacao trabalha com jovens de 12 a 20 anos e conta hoje com 200 jovens voluntarios que agem nesses conflitos como mediadores. Estes jovens recebem treinamento nesta ONG. O principal conflito registrado pela ong é o aglomeramento de jovens, fazendo barulho e vandalismo, tentando impor sua maneira de ser e pensar e entre moradores de Roterda e estes jovens. Os diretores da organizacao explciaram que um grande problema de realizar esse papel em roterda é que na cidade há 180 nacionalidade, pessoas de culturas diferentes, que agem e pensam de forma diferente. A JOLO soluciona esse problema tentando consientizar que todas as pessoas sao cidadaos de Roterda e que devem repestar-se mutuamente, tentando sempre se colocar no lugar do outro.
Ainda neste encontro descobrimos um ditado muito parecido com um do brasil, soa mais ou menos assim: Da a bunda para bater" - que soa como -Dá a cara a tapa- no brasil. Isso foi citado quando explicava-se que para solucionar um problema alguem tem que ser proativo.

Apos nos despedirmos dos membros da organizacao com o convite para que abram uma filial no brasil, nos dirigimos para a cúria diocesana de Roterda, onde inicialmente nos encontrariamos e almocariamos com o Bispo. Chegando la fomos recebidos pelos Vigario Geral, o Chanceler, e o Coordenador das missoes na diocese, e informados que o bispo nao poderia estar conosco. Boas vindas dadas partimos para o almoço, uma gostosa sopa e o delicioso PAO COM QUEIJO, PRESUNTO, e para beber leite, suco, cafe, agua. Apos o almoco tivemos uma breve conversa com os representantes da diocese. O vigario geral explicou que a estrutura organizacional, dizendo que a diocese contava com 500 mil católicos, 50 paroquias e que na curia trabalham 40 pessoas.
Um fato que nos chamou atencao foi que ele disse que um grande problema é que " Ser Holandes e ser igreja é muito complicado"e ainda que "os holandeses pensam que podem faer as coisas sem Deus". Em seguida o chanceler apresentou algumas atividades desenvolvidas pela diocese, e disse ainda que a diocese de roterda é conhecida como a diocese dos jovens e que existiam muitos grupos de jovens na diocese.
E pasmem, ouvimos da boca do vigario geral que há pobres na Holanda (tinhamos comentado que nao encontramos com um mendigo, com um sem teto...) e que a docese administra programs  de doacao de alimentos advindos dos grandes supermercados, (um deles ALbert Hejn - Tem em toda esquina ).

Saindo da casa do Bispo corremos para um passei fantastico de barco pelos canais de Roterda, conhemos todo o porto, tiramos muitas fotos, e ficamos deslumbrados com a beleza da arquitetura das casas, dos predios, das pontes... enfim tudo muito lindo!

PAsseio terminado, corremos par ao Museu Marírimo... onde tivemos a oportunidade de conhecer um navio cuja sua construção deu-se início, em 1868, vale lembrar que já não está em atividade, encontra-se ancorado, mas é fascinante sua estrutura, ao adentrarmos nos confrontamos com objetos que remetia ao período em que o navio estava em sua plena ativade, e o mais sensacional são os bonecos de cera acompanhados por um fundo musical que dão a impressão de reviverem a mesma história ocorrida em tempos passados. Logo em seguida fizemos um tour pelo museu marítmo conhecendo melho a história da navegação, pe;cas de navio, pequenas relíquias, etc. Na saída em frente ao museu existe um monumento que retrata os sinais deixados pela segunda guerra mundial quando a os Nazistas tentaram destruir completamente Roterdã. A escultura apresenta a imagem de um homem sem o coração, isso era o sentimento que permeava dentro de cada cidadão de Roterdã ao longo da segunda grande guerra, tristeza e uma cidade sem o seu coraçao, isto é, sem vida, pois no local onde se encontra o monumento havia um grande parque antes das invasões dos alemães, logo após os bombardeios tudo foi destruído.
Seguimos para parada com o objetivo de pegar o bonde com destino a Slogen bairro que está localizado uma paróquia de língua portuguesa onde grande número de cidadãos caboverdianos. Fomos recebidos com muita alegria e......... (TODOS JÁ IMAGINAM HEIM? COFFIE OR TEA?). Bem, talvez já estejamos nos acostumando pois 'são quase duas semanas nesse rojão, rsrsrssrsrsr, mas vale a pena mesmo. Foi mais uma troca de ricas experiências, Pe. Bernardo e Fátima nos recepcionarm ao lado de alguns jovens que desempenham um importante trabalho pastoral na paróquia. Muita festa, comida, danças, leitura do Blog e????? POLKAS!!!!!!!!!!! Valeu mesmo caboverdianos, perseverem no trabalho de vocês.
Foi hora de retornarmos para Delft nos carros de nossos familiares em busca das nossas bikes para com elas voltarmos para casa. Portanto, já estamos prestes a dormir e como diz nosso amigo Ayron (ESGULEPADOS). Bye turma.......


Queremos aqui resgistrar, também um grande abraco ao AMIGO Paul Tenrak ( Paul desculpa nao sei como escreve) que tanto nos ajudou nos dias de ontem e de hoje, como nosso tradutor oficial. Saibas que ja estas no coracao de todos nos do viva 2. DEUS O ABENCOE!!!


obs: pessoal pesso desculpa q e que entendam.. colocarei todas as fotos ao fim do post pois neste momento é 1:54 e estamos esgulepados como dissemos acima
Tot Straks!

Priscila: PAINHA - FELIZ ANIVERSARIO

Weslley: Desde já reforçar a gratidão pelo carinho de todos vocês aí do Brasil. Meu povo de casa um imenso abraço, não poderia esquecer também dos amigos de Igaracy, meu querido sertão paraibano, abraços pra todos e continuem acessando nosso Blog.  

JOrdao: Aos amigos e familiares que compratilham da minha dor, pela perda de meu avô, o meu muito obrigado, o carinho ajudar a acalentar!!!
Mae e Pai, aqui est[a tudo bem... as vezes um pouco triste... mas logo a presenca constante dos amigos do VAMOS e do VIVA nao me deixa desanimar... A VIDA TEM QUE CONTINUAR!!
Um grande abraco para vó, nem imagino o vazio que ela deve estar sentido.
Um beijo para sophia, fabiola, joab, tia irene, luana, peu, le, gil, tia francisca....todo mundo daí! lembro de voces todos os dias!!!


Por: Wesley e Jordao









Dany...nas lojas que entrei nao encontrei seu negoco!!!

46 comentários:

  1. Desculpem os erros, concordancia... Estamos esgulepados! Deixcem muitos recados!

    Mae, joab... d[a noticia do povo todo!

    ResponderExcluir
  2. Oi pessoal! Que legal todos esses passeios, hein!Ao mesmo tempo que fico emocionada todos os dias com a postagem de vcs, sinto uma saudade imensa e quando penso na distância então.....Qdo vejo Taíze , que vc tá tão distante e que não é só um final de semana na Redinha , me bate uma saudadeeeee!
    Mas aproveita tudo pois essa oportunidade é única!Que Deus te dê saúde e abençoe todos vcs! Espero que estejam todos bem ! Ah e não esquece da lista de presentes , viu? não esquece ninguém .
    Simmmmmmm!Vinicius passou o dia aqui hoje, tá fofo, safado rindo à toa!rsrsrs!Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bacana! Aproveitem! Oportunidade única para entender mais sobre a vida, sobre o ser humano, sobre a natureza e a cultura.
    ABraço a todos(as).

    ResponderExcluir
  4. Eu num disse pessoal que ainda estaria por aqui para compartilhar com vcs deste dia cansativo mais tenho certeza que prazeroso. Tem post meu pra vcs no de ontem. Beijos e saudades de todos. Muitas formigas pretas por aqui vejo a hora manhecer na rua. Aqui ta lindo de tanta chuva.

    ResponderExcluir
  5. Me respondam uma coisa ninguem se assustou com os bonecos de cera do museu marítimo naum? Ana Paula vc num vale ja se assustou da outra vez e nos rendeu boas risadas.kkkkkkkkkkk
    Muito massa o dia d vcs. Acho que estão mesmo esgulepados... Beijos

    ResponderExcluir
  6. Jordão, fico feliz em saber que vc tá conseguindo superar a sua dor.Seu tio Chico tá muito triste e suas primas também: Gracinha, Mona, Vanda, Célia,mas, estão conformadas, graças à Deus. Sua mãe estava aqui ontem na casa de seu tio Chico com os irmãos de São Paulo. Aproveite aí, aprenda tudo que puder porque essa oportunidade é única. O almoço aí é só pão ????
    Acho que vou me oferecer pra fazer uma dobradinha bem caprichada pra quando vocês voltarem, viu? kkkkkkkkkkkkk.Fiquem na PAZ DO SENHOR !!!!Sim, vai sair uma caravana de N. Descoberta rumo à Arapiraca para a inauguração do seminário redentorista. Beijãoooooooooooooo, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Taíse, sua vó está com muita saudade de vc.Beijão.

    ResponderExcluir
  8. Olá Aninha, Ayron e tudos os amigos do Viva 2 e os amigos holandeses, principalmente àqueles que os acolheram com tanta dedicação. Fico feliz em saber que todos estão bem.Os dias aí realmente têm sido muito atarefados, mas vale a pena,aproveitem o máximo. Só tenham cuidado que ninguém fique doente.Aqui está tudo bem. Fiquem sob a proteção do Senhor, que Ele abençoe a todos Beijos.

    Nanetes

    ResponderExcluir
  9. alcionee tah todo mundo com xaudades d tuuuu
    manda ntcias...traga um presente pra mim viu..kkkkkkkkkkkk
    beeejo0o0o0o0
    simone camposs****

    ResponderExcluir
  10. Meu grande amigo Weslley! Fico feliz por você... Obrigada por não esquecer do povo de Igaracy; Terra querida e sofrida! Quanto orgulho!.... Desejamos que você seja sempre um jovem iluminado... Por aqui estamos todos bem... e tem chuva tbm, viu? rsrsrsrsrsr. Que Jesus te abençõe e a Senhora dos Remédios interceda pela tua missão.
    Saudades........ Abraços sertanejo. Danny e família.

    ResponderExcluir
  11. Goede dag Vivas and Vamos! Miss you... Fico feliz e emocionada a cada post.

    ResponderExcluir
  12. Alcione aproveite e divirta-se muito. Saudades.

    ResponderExcluir
  13. Wesley aproveite e divirta-se muito. Saudades.

    ResponderExcluir
  14. Da a bunda para bater" - que soa como -Dá a cara a tapa- no brasil. (... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... EU RIR MUUUUUUUUUUUITO)

    Vocês são chiqueeeeeeeeeeeeeeeeees, teve até passeio de barcooooo... inveja boa de vocês.

    Parabéns e curtam bastante galerinha do VIVA 2!

    MURILO... muitas saudades de você minha vida, mas o dia de você voltar ta chegando (estou fazendo a contagem no calendário...kkkkkkkkk)... beijos e abraços meu amor!

    ♥ TE AMO ♥

    ResponderExcluir
  15. Priscila aproveite e divirta-se muito. Saudades.

    ResponderExcluir
  16. Padre Roberto Parabéns. Aproveite e divirta-se muito. Saudades.

    ResponderExcluir
  17. Taíze aproveite, divirta-se muito. E tome polk. Saudades.

    ResponderExcluir
  18. Jordão aproveite, divirta -se muito. Quando a tristeza bater lembre-se que sempre existe uma luz no fim do tunel e q seu avô apenas esta do outro lado do mar, vc só não pode enxergar.Saudades

    ResponderExcluir
  19. Aluska aprontando todas com um microfone na Holanda né? Aproveite o máximo que puder e divirta-se. Saudades.

    ResponderExcluir
  20. Alessandro a convivência entre nós foi pouca, mais desejo a vc q divirta-se e aproveite bastante. Saudades.

    ResponderExcluir
  21. Murilo nossa convivência foi pouca mais fico na torcida para que a experiência neste país seja prazerosa e fortificante. Saudades.

    ResponderExcluir
  22. Ana Alice aproveita mulher de Deus e tira foto de onde puder, eu imagino que vcs ja entraram em lugares que não da pra tirar fotos, kkkkkkkkkk isto é frustante, mais o que fica na mente é inesplicável só vc e os seus companheiros é que sentiram. Que sua viagem junto com os amigos seja um sucesso. Saudades.

    ResponderExcluir
  23. Eujéssika as bicicletas são sensacionais, não são? Uma das minhas melhores experiências ai dentre tantas. Divirta-se e aproveite cada momento. Saudades.

    ResponderExcluir
  24. Ana Paula lembranças a joop e toos. Vamos a la praia ho,ho,hoo. kkkkkkkkkkkkk Só quem vai na praia no inverno da Holanda. Espero que sua experiência com este novo grupo seja tão intensa e divertida quanto a nossa. Afinal de contas cada momento tem a sua mensagem. Um beijo grande e trás bem muita foto. kkkkkk. Saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Vanessa, obrigada pelas lembranças, estamos muitos felizes. Esse grupo tem mais cafuçus. Abraços e beijos de Joop e Toos.

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkk Toos como sempre vc é Demais. Miss you. Kises.

      Excluir
  25. Ayron mago. Divirta-se muito. E já foi na boate? kkkkkkkkkkkk momento engraçado aquele só manda lembranças a mulher do banheiro ta, kkkkkkkkk.Aproveita esta nova experiência. Saudades.

    ResponderExcluir
  26. Padre Huub, good morning.I'm enjoying the diploma bike in Brazil. When you arrive in the Netherlands will again rock.vaarwel. Miss You.

    ResponderExcluir
  27. Vivas vcs são responsáveis por transmitir minhas lembranças a algumas pessoas que conheci e que sempre estão com vcs, Moni,Marjolin, marjo, a toda família de Marloes, a Família de Patricia, Maya e seu esposo, Walter e sua irmã, Simon, Tia Maria, Tio Manus, Simona e sua família,Marja, Caroline, Dorin e família,Dayse,Marjo,Dan,Marco enfim Ayron e Ana Paula, por favor vcs que viveram esta experiência comigo não esqueçam de ninguem ta, principalmente o pessoal do vamos 2 que trabalhamos juntos e o do vamos 3 que não tive tanto contato. Vale lembrar que na Paraíba chove muito e que o mais recente filme de Harry Potter teve três indicações ao oscar kkkkkkkkkkkkk. Beijos a todos. Saudades da ruiva.

    ResponderExcluir
  28. oi filha era você naquele lindo barco? minha filha olha eu to mandando um xero pra você todos estaõ esperando a sua chegada e estou mandando um grande abraço para todos ta deus te abençõe te de muita saùde e volta logo estou te esperando bjs minha holandesa

    ResponderExcluir
  29. Finalmente notícia de vocês! as últimas tinham sido com aquele mooooonte de água, muito interessante a história, me surpreendo a cada postagem e fico feliz em saber que as mudanças já estão acontecendo, realmente quando a gente conhece um pouco da Holanda, dos costumes, dos valores começamos a repensar os nossos.
    Tive um susto quando vi a foto com um homem pelado; cheguei a tentar descobrir quem era kkkkkkk. Minha nossa onde é que esse povo tá andando????? kkkkkkkkkkkkkk Mas Nel tratou logo de me chamar a atenção: são "bonecos de cera Magna", kkkkk mas tenho certeza que vocês fizeram isso de propósito kkkkkkkkkkkkkkk
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  30. Eu tb cair nessa , não sabia que eram bonecos de cera kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  31. MURILO, tenho saudades de estar o tempo todo a seu lado,
    e esse desejo a cada instante é maior.

    Quando estamos distantes um do outro o tempo não passa,
    as horas parecem dias, meu coração está totalmente aberto
    e pronto para te receber naquela vontade louca de te rever.

    Mas o amor verdadeiro quando domina o nosso ser, é assim mesmo. A saudades sempre estará batendo forte dentro do peito.

    Eu estou ansiosa para nos encontrarmos novamente, e então
    poder te dar um abraço bem apertado.

    ♥ TE AMO ♥

    ResponderExcluir
  32. Jordao...ta tudo bem por aqui estamos superando dia a dia saudade do nosso avo...mas vai da tudo certo...sim num esqueça do meu oculos...se nao qaundo vc chegar por aqui eu lhe pego...kkkkkkk...sim vou mandar o santinho de vo da missa de 7 dia...se poder v aew...abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O santinho q eu fiz tá...
      E se não trouxer algo bem legal pra mim vc ta reado...
      Alias TVD ta a mulesta... uma mafia só.
      Abração...
      Marcelo Andrade

      Excluir
  33. Murilo:O que mais você nos contagia é o seu sorriso;que provém do seu carisma,da sua alma.Deus te abençoe e te proteja sempre...Te amamos muito,bjssssssss

    ResponderExcluir
  34. HA! TAIZE sempre quando te vejo nas fotos, não consigo conter as lagrimas. minha nega estou encantada com tudo que vocês estão conhecendo. beijos para todos saudades!!! vó.

    ResponderExcluir
  35. taize você esta muito LINDAAAAAAAAAAA NAS FOTOS TE AMO MUITO.SAUDADES GRAZIELLY

    ResponderExcluir
  36. TAIZE sei que estar curtindo muito aproveite essa oportunidade pois e unica .você mereci ,saudades beijos wanessa

    ResponderExcluir
  37. Taíze cada dia que ta se arrastando por aqui eu fico com mais saudade de voce, mas tambem vou ficando feliz por que é um dia a menos pra sua volta.
    Aproveite tudo que for possivel...
    TE AMO MUITO! Beijo!
    E não esquece minha camisa viu... kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  38. taize,diga a Pe. ROBERTO que eu estou pedindo que ele traga aquele chapel engraçado, para ele usar no meu aniversario .kkkkkkkkkk viu taize!grazielly

    ResponderExcluir
  39. taize grazielly e quem digita e escreve o que pensa.ela viu eu digitando .eu perguntei diga o que taize vai dizer? ela vai ri muito e vai dizer A NEGA! vó

    ResponderExcluir
  40. Aluska...hj fiz almoço para seu noivo,ele tá muito carente...sem vc e sem mainha com ele...rsrsrs
    Tadinho!!! Um xero bem grande!!!

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Ana Paula!! A saudade já é maior do que eu, mas, como é que se expressa isso em lingua escrita? Não sei! Bem, mas era isso que queria saber expressar! Beijos, muitos beijos, mais beijos! Amo você.
    PS: Não escrevi ao som de "Exagerado" do Cazuza, não viu? Mas, bem que poderia. rsrs ;)

    ResponderExcluir