quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Caminhando na Holanda




Hoje foi um dia de muitas atividades ,como de costume, depois do café saimos as 9:00 e fomos direto a igreja Hervornde Kerk. La, apos tomarmos mais uma vez o cafezinho holandes (coffe and tea), subimos na torre da igreja, de onde era possivel observar a cidade de Schipluiden (eu, Ana Alice, consegui perder meu medo de altura, pois hoje subimos muitas escadas). Valeu muito a pena, a vista do alto da torre era
fantastica.

     Depois fizemos um tour pela cidade, dessa vez a pe (alguns integrantes do VIVA agradecem, pois as bicicletas não tem trazido boas recordacoes  para algumas pessoas... rsrsrsrs... piada interna), passamos pelas casas  (por sinal, belas), onde os jovens intercambistas vivem com suas familias e, tambem, conhecemos um pouco mais dessa bela cidade que a cada dia nos encanta. Nossa primeira visita foi a escola onde Pe. Gabriel estudou, RK Basisschool St. Josef . Esta escola esta voltada para o ensino infantil e possui uma excelente estrutura, com muitos livros, computadores, brinquedos,  tudo isso para auxiliar no desenvolvimento da crianca. Alguns detalhes nos chamaram bastante atencao, como por exemplo, a quantidade de alunos por sala (nao excede 25 alunos), ah, vale ressaltar que esses alunos recebem o acompanhamento de um professor e tambem de um assistente, que ira ajudar no aprendizado das criancas. As criancas, a partir dos 4 anos de idade ja tem aulas de informatica. As mesmas passam cerca de 8 horas diarias na escola, com um intervalo de 1 hora, o horario do intervalo eh determinado de acordo com a faixa etaria das criancas, as criancas menores tem horario de intervalo diferente das criancas maiores, para evitar conflitos entre os mesmos (entenderam, neh?!rsrs). Durante as aulas, os professores conversam com seus alunos sobre a solidariedade, a importancia de ajudar o proximo, com isso, a escola realiza campanhas onde as proprias criancas fazem doacoes com algumas moedas e ao final de cada mes, elas arrecadam cerca de 125,00 Euros para ajudar (advinha onde? …Casa da Crianca em Campina Grande) ja pensou??? … Isso seria um bom exemplo para nos brasileiros seguirmos e, mais... todas essas descricoes que fizemos acima sao referentes a uma escola PUBLICA!!!!


Hoje, nos sentimos muito importantes, fomos almocar com o Vice-Prefeito da cidade de Schipluiden, tivemos ainda a presenca de uma tradutora, a qual o grupo VIVA2 agradece. Na ocasiao, Pe. Huub quitou sua divida com Jordao, referente a cartela do bingo (pense numa cartela cara! 10,00 Euros).
Visitamos um moinho, que eh cartao postal da Holanda, (subimos mais escadas) e, conhecemos todo o funcionamento do mesmo. O interessante disso tudo, eh que hoje, esses moinhos servem mais de figura historica, por isso o governo ajuda os proprietarios para que eles mantenham os moinhos e assim, nao se perca essa tradicao tao linda que faz parte da historia do Pais.
Continuando o dia, fomos conhecer uma pista de patinacao, IJsclub Vlietland que agora nao esta funcionando, porque a temperatura ainda nao eh adequada para formar a pista de gelo. O responsavel pelo clube eh uma pessoa muito acolhedora, ate nos convidou para na proxima semana realizarmos o nosso sonho de patinar no gelo, claro se tiver gelo, neh!? (esperamos nenhuma queda, mas muitas risadas), ainda no Ijsclub Vlietland tomamos chocolate quente,  vinho quente e deliciosos biscoitos. 
  
    Seguindo o nosso dia, no final da tarde, participamos da celebracao da Missa de 7 dia do Sr. Inacio (avo de Jordao), um momento realmente especial, onde holandeses e brasileiros se emocionaram muito, mostrando que a linguagem do amor, da emocao supera qualquer dificuldade de comunicacao.

    Ao final da missa, retornamos para a casa de nossas familias, jantamos e seguimos para a ultima atividade do dia, visita ao KVG De Lier, um clube de mulheres catolicas que tambem ajudam nos projetos de Pe. Gabriel. La, foi apresentado o filme do VAMOS 3 e o resultado do projeto do Vamos no Brasil, alem de algumas cancoes que o VIVA2 apresentou (cantamos de novo....dessa vez melhor!)


    Nesta segunda semana de convivencia, estamos nos acostumando mais com a cultura do pais, com o clima, alimentacao (embora ainda sintamos saudade de um cuscuzinho com charque...rsrsrs) e acima de tudo, estamos aprendendo a cada dia coisas novas, como a ter um olhar critico a respeito das coisas, a sermos disciplinados, ter compromisso... sinal de que o intercambio esta construindo novos jovens brasileiros, ainda melhores .
Bem...vamos ficando por aqui, esta muito tarde. Pedimos desculpas pela falta de acentuacao, pois o teclado nao esta ajudando. Agradecemos o carinho de todos, acessem e COMENTEM o blog. Abracos!!!


Por Ana Alice e Priscila






Recadinhos:
Priscila – Mainha, como estao as coisas ai em casa?? Aqui esta tudo bem!!!Nao esqueca de providenciar minha farda. E Talita, melhorou???
Ger,Edna, Michele, Mychaella, saudades de vcs, amarelas!!!Xero grande!!!!Bom retorno de atividades!
Paulinha, xero grande pra tu!!!Saudade das nossas fofocas.

Ana Alice -
Familia?
Anderson eu te amo... Saudades...

27 comentários:

  1. Alcione, eu fui no Estadual da Prata e me informaram que o ensino médio vai ser integrado, ai ta ligada que não da né?! Eles Informaram que a escola mais próxima que não aderiu esse sistema é a Monte Carmelo, ai a gente foi lá, tem vaga para o turno da manhã e ai eu faço a matrícula?(se der responde) Mas de Todo Jeito eu vou fazer amanhã de manhã viu? Beijo Minha Gata! Por favor repassem para Alcione, Obg. AMANDA LIMA

    ResponderExcluir
  2. Amoooooooooorrrrrr! Muitas, mais muitas saudades de você mesmo, a todo instante lembro de você por aqui, seja lendo alguma coisa, seja rezando, seja num cheiro, seja conversando sozinho, achando que você tá ali pra me escutar e me aconselhar.

    A semana foi muito, muito cheia, as reuniões pedagógica da escola são muito interessante, dinâmica e instrutiva, estou muito receoso e ansioso, para o início das aulas, reza por aí que eu estou precisando de muita sabedoria.

    te amo muito, não há como descrever a saudade, que vem de muitas formas durante o dia, mas sempre acalmada, vendo seu sorriso e sua alegria nas fotos, aproveita bem muito meu amor. Beijos, beijos e muitos beijos mesmo. te amo.

    Bex.

    ResponderExcluir
  3. a todos do viva obrigado por celebrarem a missa de 7º dia do falecimento do nosso avô,jordao aqui em natal a missa será domingo, pois era a que nosso avô ia todos os domingos.
    cuidado aew nessa resenha de patinação...olhe se esse negoço ta congelado mermo....kkkkkk
    abraço!!

    ResponderExcluir
  4. eita que bom foi esse dia, foi uma maravilha ai meu deus 25 criança numa sala de aula , parece até Brasilné jordão em sao paulo foi celebrada missa, em parnamirim la em osasco e aqui na são
    geraldo vai ser domingo pela manha pois fui agora pára reunião da liturgia jordão hoje meu filho tenho lembrado muito de papai pois é data dos ultimos momento com ele. jordão receba meu abraço meu filho aproveite sei que é deficil diante das noticia desagradave mas Deus vai dar força pra vc suportar e nao sofrer

    ResponderExcluir
  5. sim jordão a tia francisca manda um cheiro ta com saudade jordão te amo muito meu filho um bj.....

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao grupo viva e aos holandeses pela iniciativa de celebrar a missa de Sétimo dia do sr. INÁCIO e para você jordão muita força e continue aproveitando o máximo.a minha nega taize beijos e um cheiro. da vó francisca pinheiro. Deus Abençoe Todos !!!! (Francisca Pinheiro)

    ResponderExcluir
  7. Taize parece até gente toda empacotada. Beijos Taíze (Joan Pedro)

    ResponderExcluir
  8. Aninha, tudo bem por aqui.Dosanjos continua em pleno processo de recuperação.Teresinha está bem,´continua com o tratamento.Confio que tudo vai dar certo, para as duas. Continuo acompanhando os relatórios diários, e hoje me emocionei com a informação de que parte da ajuda para a Casa do Menino, vem de outras crianças. Um gesto lindo, digno de ser imitado aqui no Brasil. Criança ajudando crianças ! Um grande abraço, e que Deus abençoe a todos.
    Nanetes.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom esse exemplo das crianças holandesas,totalmente diferente das brasileiras.Eita,mudando de assunto,se fosse eu sem cuscuz...sei não...Não aguentaria...kkkkk
    PS: Mandem um xero para Aluska!!!

    ResponderExcluir
  10. Hey Vivas. Good Morning! São exatamente 01h14min aqui em Alagoa Nova. To já saindo para Olivedos e sinto dizer que esta semana estarei um pouco ausente, como vcs sabem onde eu trabalho nao tem net. Mais da pra ir levando. Adorei o relato que vcs fizeram hj e acreditem da pra perceber que a experiência esta sendo intensa. A tarde ontem tivemos a notici chata que dois prédios desabaram no rio ate agora foram encontrados quatro mortos. Orem pelas familias das vitimas. A chuva parou um pouco por aqui, mais ainda ta aquele friozinho. Hj termina a mais nova minisérie ( O Brado Retubante) da globo que esta levantando audiência, conta a história dos bastidores de um presidente da república não é uma JK mais tem o Wilker e desta vez ele num é o presidente e sim a oposição o mal. Muito massa. Vale lembrar que o filme Harry Potter e as Relíquias da morte recebeu três indicações ao Oscar e que o filme brasileiro Tropa de Elite 2 esta fora da briga pela estatueta. A música de Michel Teló ja se encontra a disposição em 10 idiomas inclusive Holandês.Mesmo com a chuva continuo vendendo muito tijolo...kkkkkkkk. Pessoal to com saudades de vcs e de meus amigos Holandeses. Priscila e Ana Alice realmente a vista lá de cima é deslumbrante. Emocionada pelo carinhoso e detalhado relato de vcs me despeço. Beijos e abraços da companheira, Vanessa Potter
    Ayron, Ana Paula, Ana Alice, Priscila, Alcione,Murilo,Alessandro, Aluska,Eujéssika, wesley, Jordão, Padre Roberto, Taíze, alguma esperança de neve? Saudades de todos, vcs fazem muita falta, vou sentir falta das reuniões e das risadas. E avante VIVA 2 Vamos batalhar para O VIVA 3 rumo à Holanda. Que a jornada de vcs ai seja muito preciosa, Deus abençoe a todos. Manda lembranças pra este povo bom da Holanda.

    ResponderExcluir
  11. Muito legal ver todo mundo feliz.
    Vou tentar falar com Amanda p/ ver o q realmente ela fez, em relação a matrícula.
    E até eu já estou torcendo p/ nevar...
    Um grande abraço p/ todos e um grande bju p/ Alcione Lima
    TE AMO MEU AMOR ;)

    ResponderExcluir
  12. Oi Taíze saudades !!!Estou adorando as postagens de vcs, me sinto aí.Sonho até com os lugares rsrsrs!Aqui tá tudo bem, Joan já embarcou e aí a casa fica mais vazia e a saudade de tu aumenta.Me emocionei em ver que vcs celebraram a missa de 7º dia do avô de Jordão.Fica com Deus , um abraço em todos e força Jordão!!!
    Simmmmmmmm!você melhorou da gripe?

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ei Taíze num vá esquecer dos presentinhos por povo, não?

    ResponderExcluir
  14. Muito massa a cada dia é um passeio melhor...
    Essas crianças poderiam ser um exemplo pras crianças daqui do Brasil ;*
    Alessandro estou com contagem regressiva pra vc chegar meu amor!
    Estou louca de saudades. ;)
    Deixa eu te dizer... que vou estudar o dia inteiro tô irada tu sabe q eu já gosto de estudar né? kkkk Gostamos..! rsrsrs
    Beiijos Amor *.*
    Saudades GutiGuti =)

    ResponderExcluir
  15. oi priscila! aqui esta tudo bem. talita esta bem. sua mãe esta contando os minutos pra vc voltar....muita saudades...ah! nao esquecendo, tem novidades na sua casa guando vc voltar....beijoSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  16. Alessandro ultimamente eu só quero escultar Amado Batista ai mainha diiz q tô ruendo pq tu tá longe e vendo as galegonas por ai..kkkkkkkk mais tu sabe que eu sempre gostei de Amado né?!

    Eu estava comendo empada uma delicia estava só lembrando de vc q num gosta de nadinha né? Prometo fazer pra vc qnd vc chegar viu?!

    Beiiijos meu Baby =)



    TEAMO&TEAMO

    ResponderExcluir
  17. Ana Paula, aqueles três pontos que lhe sugeri agora servem demais para mim. Decisões a tomar e faz uma falta danada conversar contigo. Até teu retorno, todo dia será dia de sentir saudades. Muitos beijos!

    ResponderExcluir
  18. Taíze...
    Contando os segundos pra você voltar linda.
    Você me faz uma falta enorme. Saudade grande de conversar com você e escutar sua voz.
    To pensando em tu a todo momento e feliz por você estar se divertido por aí.
    Biejão! TE AMO mais que tudo!

    ResponderExcluir
  19. Óla povo do viva2.
    É lindo os locais que vocês passaram ontem,um mais bonito do quê o outro.
    Eu acredito que foi emocionante essa missa.
    Que Jesus possa conforta toda a familia e a Jordão.
    E você Weslley estava lindo na foto, maravilhoso, as meninas tbm estavam bonitas mais vcs devem compreender que eu devo puxa sardinha pro meu lado em rsrsrsrsr.Mais ele estava magnifico,descupem estava não ELE É MAGNIFICO.
    Qeu Jesus abençoe a todos,até amanhã neste mesmo canal, descupe canal não rsrsrsrs,neste mesmo blog.
    Um abraço em todos,e á vc Weslley, vc já sabe não é um forte e imenso abraço.INTÉ.Andréa.

    ResponderExcluir
  20. Oi Priscila, saudades de tu amarela. E Lembre-se q eu nao estou de volta as atividades.... nao tava de vida mansa nao, como as ôta!! hehehe]
    Xero e se cuida

    Gerlânia

    ResponderExcluir
  21. Oii filhota, estou com muita saudade, estou pedindo a Deus para que chegue sexta-feira para vc voltar. Beijos de mainha (Socorro) e painho (Eugênio).

    ResponderExcluir
  22. Alcione, eu fui no Estadual da Prata e me informaram que o ensino médio vai ser integrado, ai ta ligada que não da né?! Eles Informaram que a escola mais próxima que não aderiu esse sistema é a Monte Carmelo, ai a gente foi lá, tem vaga para o turno da manhã e ai eu faço a matrícula?(se der responde) Mas de Todo Jeito eu vou fazer amanhã de manhã viu? Beijo Minha Gata! Por favor repassem para Alcione, Obg. AMANDA LIMA

    ResponderExcluir
  23. Oi Amanda, tudo bem! Nao tem problema quando eu chegar no Brasil nos vemos isso ta. NAO se preocupa vai dar tudo certo!
    AMO MUITO TODOS VOCES! To com muita saudade da minha preta.
    BEIJOS..

    ResponderExcluir
  24. oi Aluska todos aqui estamos bem e ai cada dia conhendo lugares cada um mas bonito do que outro são muitas emoções Sim e a missa do setimo dia do Avo do Jordão deve ter sido muito bonita e emocionante força para ele Filha todos manda muita lembrança para você estamos com muita saudade nós te amamos muitooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  25. Maiinha tá mandando um abraço pra todos e que Deus continue abençoando vcs para que a volta seja em paz!

    Alessandro mainha já colocou o feijão de molho kkkkk
    Beiiijos amor!

    GutiGuti ;)
    Te Amo!

    ResponderExcluir
  26. Priscilaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! Como estão os passeios?
    Vc está com sensação de que os dias estão se passando rápido? Aproveite tudo ao máximo, viu moça?!


    xerOoo

    ResponderExcluir
  27. Lieve vriendjes en vriendinnetjes!

    Three days left with you here in Holland...
    Don't want to think about that yet, you leaving!
    But we meet again, October 2012!!!

    :D

    Enne, Jordao.. Eu tento falar Português!!

    Eu te amo.

    Beijo,
    Ester

    ResponderExcluir