segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

DIA DA ÁGUA!!!

Goedenavond povo brasileiro,

Hoje foi o dia da água, como diz um velho ditado holandes “ Deus criou o mundo e os holandeses criaram a Holanda”. Passamos o dia conhecendo a historia e a tecnologia holandesa usada para conter o avanço violento da água do mar e sua luta e esforços para manter a Holanda tal como é hoje.

Pela manhã, visitamos a estação de tratamento de água Harnaschpolder, na cidade de Den Hoorn. Resumiremos aqui um pouquinho do processo de tratamento da água e sua história. A estação é considerada uma das maiores da Europa, foi construida de 2004 à 2006 e entregue  seis meses antes do prazo (parece até as construiçoes do Brasil rsrsrsrsr), a obra custou € 250 milhões, possuindo uma area de 25 hectares, tendo um volume total de seus tanques com 400 mil m3. Á água tratada não é utilizada para consumo mas volta para o mar, o interessante é a preocupação que eles tem para que a água volte limpa, seguindo assim, umas das leis da Europa de proteção para com a natureza. Á agua ser tratada vem das casas, industrias, comércio e das chuvas, em tempos de chuva o volume da água pode aumentar até seis vezes mais.O que mais nos chamou atenção foi que uma empresa desse porte tem apenas 35 funcionários trabalhando nela.

À tarde, rolou mais água, dessa vez na cidade de Hoek Van Holland (Esquina da Holanda), a cidade fica à 2 metros abaixo do nível do mar. Fomos visitar os famosos diques que são de extrema importancia para esse país, utilizado para manter o nivel da água e evitar enchentes. Em 1953, houve a grande enchente onde morreram mais de 1800 pessoas, deixando a ilha de Schouwen-Duiveland completamente inundada tornando-se num autentico mar. Desde então, a Holanda tem a preocupação em construir os diques, impedindo que o mar voltasse a avançar. Foi elaborado então um projeto inovador. Em 1997, foram construidas duas imeeeeensas comportas, com o tamanho igual a Torre Eifel, sendo considerado o maior muro para conter água do país. Essa estrutura é movel, não podendo ser fixa pois assim impediria a entrada para o porto de Roterdã que é considerado o quarto maior porto do mundo. Em 15 anos do projeto, somente uma vez as comportas foram fechadas para segurar o nivel do mar, mas  uma vez por ano ela é fechada  para teste.

É claro que ficamos bastante impressionados com a tecnologia utilizada para conter a água e ao mesmo tempo preocupados, afinal de conta, estamos abaixo do nivel do mar rsrsrsrsrs, mas fomos assegurados de que o país está protegido da água, o povo daqui é inteligente viiu.
Saindo da estaçao, vimos o monumento em homenagem as famílias que deixaram o país durante a Segunda Guerra Mundial.

Após o passeio pelas famosas águas holandesas, nossos pais estavam trabalhando então nós fomos para a casa de Marloes e Aluska ( ela já se sente a dona da casa ), rolou até o Karaoke em ingles rsrsrsrsr.

A noite, teve o quê??? Advinha!!! Jogooos, o povo daqui adora jogos e o detalhe pra noite foi que Alcione e Priscila ganharam o jogo sem nem entender o jogo direito, foi risos soltos. Jogamos Twister e a polca foi grande.

Enfim, ficamos por aqui, espero que tenham gostado do nosso dia e comentem as nossas postagens.

Abraços á todos os nosso amigos brasileiros. Tot Ziens

                                         

Eujessika Katielly e Taíze Couto Van den Enden



Eujessika- Mãe obrigada por me responder, parecia até que tinha esquecido de mim. Saudades de todos vcs, um abraçao especial e bem grande em todos. Marbyo, tu fosse pra o boliche e nem me levou =( eu queria tanto, mas num tem problema não, eu tou na Holandaaaaa kkkkkkkkkkkkk. Malvada eu??? Magina. Te amooooo...

Abraço também aos meus amiigos, não deixem de mandar recadinhos, dessa forma ameniza a saudade. Bjsssssss.

Taíze - Oi povo, mae to gripada mas nao se preocupe, meus pais holandeses tao cuidadndo de mim, já me deram vitamina C, mel, pastilha, mas soh num melhorei ainda por agnt leva muito vento durante o dia e hoje foi vento demais, mas eu to bem. Celebraçao de Taizé é um encontro de oraçao e louvor. No coral erramos a hora de cantar em nome do pai... rsrsr ainda tem mais missa pra gnt cantar sim, ai é que vai ser pior, que agnt num se entedeu com o coro... rsrsrs. O ingles to desenrolando, eu entendo mais, mas na hr de falar engasgo ai Jekinha que fala e eu traduzo... kkkk. Ah e padre Roberto é chique msm, fez o batizado do sobrinho de Patricia em latim... brinque... muito metido esse padre viu... kkk. Beijos e abraços a todos. Mô, to morrendo de saudade, te amooo!!! Beijos!

28 comentários:

  1. Taíze meu amor, tambem to morrendo de saudade de voce... E o povo aqui de casa tambem! Todo dia perguntam se voce deu noticias... Rsrs
    Melhore logo dessa gripe viu linda! Beijo grande amor! TE AMOOOOOOO!

    ResponderExcluir
  2. Todos perguntam como vc está, me fazendo lembrar a todo momento deste sorriso lindo...
    Espero que esteja tudo bem por ai.
    TE AMOOOOOOOO, beijonaboca ;)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muuuuuuuuuuuuuito legal esse passeio pelos Diqueis. Invejaaaaaaa boa de vocês!

    Aproveitem bastante tudo isso.
    Beijos pra todos!

    ResponderExcluir
  4. Murilo, que estilo é esse menino com roupa de frio... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... VOCÊ TA LINDO MEU AMOOOR (como sempre).

    ♥ TE AMO ♥

    ResponderExcluir
  5. A Inveja aumenta a cada postagem que vcs fazem cada uma mais liinda que a outra lugares liiindos vcs tão conhecendo aii que Inveja kkkkkkkkk!
    Alessandro saudades de vc espero q vc esteja bem!
    Beiiijos e Te Amo muito Amor da minha vida ;*
    Amor todos daqui de casa mandam Beiijos pra tu e diz que vc tenha cuidado na vida!!! kkkk

    Abraço apertado em todos!
    Aproveitem..!

    ResponderExcluir
  6. Ah! Taíze vc tinha que gripar né menina ! e me deixar aqui mais preocupada do que já tou!cuidado pra não ter febre e se agasalhe melhor, viu?Tente aproveitar ao máximo tudo , por isso se cuida pra não perder nenhuma programação da viagem que tá tão legal!
    Fiquei feliz pelo o passeio nos diques, segundo Fátima todo holandês qdo nasce tem que entrar na natação para prevenir em caso de inundação e que tem que constar nos documentos que tem o curso.É verdade mesmo?Pergunta a sua família holandesa, tá!
    Que bom saber que vcs estão desenrolando a comunicação por aí.Comporte - se na sua nova família deixa a preguiça de lado.Mande um abraço para todos da sua família holandesa.
    Que Deus te abençoe e fique boa logo!

    ResponderExcluir
  7. taize,eu te amo.estou com muita saudade de vc grazielly.
    beijosssssssssssss

    ResponderExcluir
  8. OI TAIZE.se cuide para ficar boa logo. todos os dias peço a DEUS que lhe abençoe .um abraço a todos, e a esta bela familia holandesa .ok! saudades!!! sua vó.

    ResponderExcluir
  9. Jekaaaaa saudade de tu nega,aproveita bastante a Holanda e se prepara pra contar tudo pra todos aqui.Manda beijos pra Aluska e todos ai.Se cuida
    Xero

    ResponderExcluir
  10. Olá Aninha,por aqui tudo bem. Muito legal a programação de hoje. Cada dia me empolgo mais com os relatórios. Espero que todos estejam gostando, tentem aproveitar o máximo pois é um aprendizado que vcs jamais esquecerão.
    David esteve aqui hoje, veio com um amigo resolver algo na Universidade e deram uma passada por aqui.
    Fiquem com Deus. Um grande abraço e que Deus abençoe a todos.

    Nanetes

    ResponderExcluir
  11. Tia Eeeeuuuuz!
    Que saudaaaaaade! :D
    Se divirta bem muito, viu?! Aprenda inglês e holandês pra ensinar a gente! HUAHAUHAUAH vai gerar muitas risadas!
    Tô só vendo as fotitas! hahaha
    e eu adorei o 'magiiiina' dali da postagem! kkkkkkk
    Um xero!
    Sua afilhada do coração, Renata Priscila.

    ResponderExcluir
  12. Eujessika,amiga!Fico aqui so imaginando como voce deve ta curtindo ai \o Aproveita TUDO!muitas fotose muitas coisas pra contar quando voltar \o se cuidaa Saudades bjs Camilla Isis

    ResponderExcluir
  13. Tenho certeza que Cici só lembrou de mim ^^
    Coisa linda é outra coisa né gente?
    Caio apresentou um trabalho sobre isso tudo viss
    Mais pelo jeito tu tá anos luz na nossa frente kkkk
    AMEI todas as fotos, vcs sempre chiquérrimos
    Fiquei surpresa com os APENAS 35 funcionários =O
    AH Cici perdi um emprego, me ligaram mas eu não posso né
    Vou te aperriar mais um pouco pra vê se tu aguenta rs rs
    Eu quero saber do cineaaaaaaasta, já o conheceu?
    bjos a todos vcs.

    ResponderExcluir
  14. Ah cici não esquece de toda a minha lista de presentes kkk
    Se chegar sem eles te mando de volta pra Holanda
    Luiza aqui no Brasil tá mais famosa do que Xuxa 10 vezes
    Quem sabe o próximo astro global será um de vcs =p

    ResponderExcluir
  15. Estou adorando as postagens de vcs...#bem detalhadas...Fico lendo e imaginando tudo...kkkk Continuem assim,estou acompanhando todos os passos de vcs.Um grande beijo para todos e um em especial para minha cunhada madrinha Aluska!

    ResponderExcluir
  16. Só tu mesmo Pris pra ganhar um jogo sem nem entender o que ta fazendo....kkkkkkkkk. Xero grande

    ResponderExcluir
  17. Murilo, sua mochila já chego, tio Lúcio veio deixar aqui em casa... =D

    Háaaaaaa, hoje eu fui colocar crédito e se pai passo quando eu tava voltando pra casa... pra variar só um pouquinho: "quem foi o assunto da conversa?" Resp: MURILO ... kkkkkkkkkkkkkk

    Ninguém deixa eu esquecer um pouquinho essa saudade de você... kkkkkkkkk

    ♥ TE AMO ♥

    ResponderExcluir
  18. oi filha tudo bem contigo, e sua nova Família holandes vão bem fale para eles que mando um abraço bem forte para todos ,e minhas recomendações e ai vc estar se achando? ate parece a dona da casa kkkkk Filha todo dia eu rezo para você pedindo a Deus que te proteja cada vez mais , sim e vc gripou alguma vez? neste gelo e a alergia espero que vc não tenha tido nenhuma crise, minha linda Holandesa eu estou com muita saudade de você Te Amo muito Fica com Deus meu amor Seu Pai manda sua Benção Bjs

    ResponderExcluir
  19. Sim Aluska Carminha manda um Abraço bem forte e manda dizer que vc aproveite porque não e todo dia que se faz uma viagem dessa Maria e todos Aqui vão bem Hoje Nevinha mim Ligou para saber qual tipo de roupa e para usar no seu casamento eu falei para ela que deixe vc chegar ok

    ResponderExcluir
  20. Óla óla óla povo do viva2,eu Andréa só passei pra dar um oi pra vocês e a Weslley deixar aqui um forte e imenso abraço. Até logo meu lindo.Andréa.

    ResponderExcluir
  21. Weslley você sabe que eu torço por muito vc, eu sempre estarei na torcida, torçendo pela sua vida. pelo seu susseso. Atê mais um abração.Andréa.

    ResponderExcluir
  22. Aluska...aliás(Britney kkk) - Nossaaaa...muito, mas muito legal mesmo cada postagem de vocês, inclusive amei quando vi a foto do casal dançando kkk depois tem que me mostrar a coreografia viu Britney kkkkkk...Brink´s...Fomos ao boliche como vc sabe...e é muito estranho ver Tercio sem vc kkk(Fomos todos, menos Aluska que tá na Holanda kkk)...estamos com saudades de tú visse..Aproveita bem muitão Britney..(Um xerão bem grande pra Eujéssica e Tioh Murilo). (Tathy )

    ResponderExcluir
  23. Goedenacht Vivas e povo bom da Holanda. Não sei nem por onde começar. Li todos os posts agora e confesso ter terminado chorando. Muitos dos comentários de vcs me fizeram reviver momentos de superação que tive na holanda. Ri demais também e desejo um Feliz Niver a Padre Roberto, Antes tarde do que nunca, mais pense assim ainda estamos no mês.kkkkkkkkkkkk. Jordão meu grande sei que ta rolando muita polk na Holanda mais quero dizer que me uno a vc no momento de dor que esta passando, divirta-se muito acreditando que seu avô esta em um bom lugar olhando por vc e sua família. Minhas orações. Pessoal não precisam pedir desculpas pelos erros nas postagens a gnt ja entendeu que o problema não é de vcs e sim da configuração do pc, kkkkkkkkkkk brincadeira. Quero informar que em Alagoa Nova e Olivedos faz muito frio e a chuva é quase torrencial, mais é massa. Só não tenho esperança de nevar. Me uno a vcs na torcida para ver a neve, a expectativa é demais, mais quando menos esperar ela aparece e algo me diz que é amanhã... A outra informação importante O filme Harry Potter e as Relíquias da Morte part 2 teve tres indicações ao oscar. O concurso da UEPB vai ser muito concorrido, para assistente administrativo em cg são 200 para uma vaga. Quero informar que meu amor ja me pediu em casamento, eu não aceitei ainda, mais ja sei que a lua de mel vai ser na holanda no inverno, ele já topou. E é doido de num topar a ultima palavra la em ksa é minha.rsrsrs. Ai fiquei babando com a visita ao palacio da paz. Meninas parabéns vcs estão se vestindo muito bem, pq eu só da segunda vez que for para apagar a imagem chamativa que deixei. A experiência das bicicletas é otima. Agora pergunto uma coisa a vcs, alguem sabe pq voltei 6 kg mais gorda da holanda???? Wesley, Eujéssika, Taíze, Aluska(menina conseguisse pegar no microfone, se é que soltasse e ainda cantando em Inglês...), Murilo, Ayron(saudad d tu magro), Ana Paula (a mulher do direito, tava precisando de umas aulinhas, o post do Palácio foi altamente acadêmico)Priscila,Analice, Alessandro, aproveitem cada dia. Vivas digam aos meus companheiros Holandeses que estou com saudades D+, é inesplicável e agora acho que vcs sabem pq digo sempre isto. Aguardo anciosa a chegada de vcs para ouvir a experiência impar de cada um. Beijos a todos. Atenciosamente, Vanessa Potter Viva.
    P.S. Retorno amanhã para Olivedos mais acho que vai dar para ler o ultimo post de vcs. São 18h40min agora.

    ResponderExcluir
  24. Esqueci de perguntar se vcs vão visitar a fazenda e se vai ter futebol? Inté. Tot Ziens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mensen,

      Bedankt voor het gezellige avondje badmintonnen gisteravond! :) Het was erg gezellig! Ik heb veel gelachen!

      Helaas kan ik er donderdag en vrijdag niet bijzijn, dus ik zie jullie pas zaterdag weer....
      En dat vind ik HELEMAAL niet leuk! Snik.... Snik...

      Maargoed... er moet ook hard gewerkt worden! Jullie veel plezier in Amsterdam hè....

      Ayron, niet te veel voor de rode ramen blijven staan hè! ;)

      Mijn bowlingschoenen heb ik net gepoetst, dus dat gaat vast goedkomen zaterdag! :P

      Ciao!

      Abraco MUITO grande! e BEIJO!

      Excluir
  25. Alcione esqueci de tu não mulher, saudades deste teu jeito meigo. Peço desculpa se em algum post esquecer o nome de alguem é que são tantos no coração. E também junta com a emoção... Beijos

    ResponderExcluir
  26. O povo xique..sei naum..Morrendo de saudades da minha maninha (Eujessika), ela da trabalho mas nos amamos ela...
    E tu em Priscila ta xique bem..to acompanhando todos vcs pelo blog..

    Um beijo a todos e tudo e de bom ..

    Saudadessss

    Lavinnya Alves

    ResponderExcluir