segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Foi o tempo que perdeste com a tua rosa, que a fez tão importante!

Foi o tempo que perdeste com a tua rosa, que a fez tão importante!

Olá galera que nos acompanha por aqui,

As palavras do título desse blog, são de Saint-Exupéry e elas nunca fizeram tanto sentido na minha vida como agora, experienciando a dor da distancia, a alegria das novas amizades... cultivar a rosa que existe entre o Brasil e a Holanda está sendo uma experiencia diária, de constantes conquistas, de envolvimento com nossas famílias. As rosas fizeram parte do nosso dia hoje.



Nossa saída foi muito cedo, muito estranho, 7 horas da manhã e um escuro no céu que parecia 7 horas da noite. Enfim, fomos, eu e meu irmão, para o ponto de saída do ônibus aqui em Den Hoorn, primeira surpresa: o ônibus não veio. Sei não viu, mas esse holandeses só vivem atrasando agora hahaha não sei muito bem o que aconteceu, nós voltamos para ir de carro e nos separamos de Eujessika, Taíze, Alcione, e Rianne e Margit. Pra resumir a história, nos perdemos no meio do caminho, nào sabíamos onde o grupo ia se encontrar, e eu, com meu GPS natural agucado, fui parar na casa de Toos, mae de Ana Paula pra saber onde o povo tava kkkkkkkkkkkk experiencia engracada. (detalhe: a temperatura tava menos 1).




Pegamos o ônibus às 8h30min precise e fomos até a Flora Holland, a segunda maior cooperativa que trabalha com leilão de flores. Um mundo de rosas gente, amei a visita. Aad pai de Rianne, Eujessika e Taíze trabalha lá e nos guiou na visita, junto com uma senhora que infelizmente não anotei o nome, ela é filha do idealizador da cooperativa.
A Flora Holland têm mais de 100 anos de história. Conta-nos a senhora, com a ajuda da traducão do nosso amigo Daan, que seu pai tinha um barco e saía com flores produzidas por ele e por pessoas mais próximas para vender flores e plantas em outros lugares. A idéia deu muito certo e hoje a Flora Holland faz mais de 50 mil transacões por dia, por volta de 10 milhões de flores por dia, tendo uma média de 5 mil clientes floristas espalhados pelo mundo. Um dado que também  nos chamou atencão foi que a forca da tecnologia aqui é tao grande, que 60% das vendas já são realizadas pela internet. O cliente acompanha de casa o leilão de flores, que acontece através de uns relógios que descrevem quantidade, tipo, preco da flores, com foto do material e o cliente faz seu pedido e pode mandar entregar em qualquer lugar do mundo (se alguém se habilitar em comprar algumas pro meu casamento, ficarei muito grata hahaha).
No total, são 48 relógios que realizam os leilões, a flores e plantas já estão prontas para serem levadas ao destino de entrega como vocês podem ver nas fotos. Imaginem a logística para tudo isso? É tudo muito grandioso por aqui.  

A maioria dos clientes é da holanda, mas trabalham com exportacão, cerca de 80% dos compradores exportam principalmente para Alemanha, Franca, Itália e Inglaterra. Dentre as flores, a mais vendida é o Crisântemo. Abre parênteses (impressionante como Michel Teló tá fazendo sucesso por aqui, caminhando pelos galpoes, ouvimos: nossa, nossa, assim você me mata...).

Logo em seguida fomos visitar uma empresa que fornece tudo o que você pensar para comercializar flores, tudo mesmo, desde embalagens até as máquinas mais sofisticadas. O que percebemos aqui é que eles tentam oferecer tudo o que o cliente possa precisar, pensando na comodidade da compra.


Agora é hora de conhecermos onde essas flores são fabricadas. Chegamos a estufa BM ROSES, da família van Ad Van Marrewijk onde, acompanhados pelo senhor van Ad Van Marrewijk, pudemos presenciar o nascimento das rosas até a sua fase de comercializacão. Segundo ele, todo o processo dura 12 semanas, desde a muda da plantinha a até os primeiros brotos. Depois de prontas, elas seguem em caixas com quatro cores diferentes, algumas são vendidas diretamente para o cliente, outras, as melhores, tipo A são encaminhadas ao leilão. A estufa conserva as flores aquecidas, quando entramos lá, parecia um dia claro de primavera, (ledo engano). 
Vejam algumas fotos desse processo.






Só pensava na minha Mainha brasileira que adora flores...








Ao sairmos da estufa, fomos direto para a casa de Socorro van Ad Van Marrewijk , brasileiríssima, casada com o dono da BM ROSES. A polca foi grande viu! Fomos recebidos ao som de Flávio José, cantamos, tocamos pandeiro e o mais importante: não comemos pão no almoco kkkkkkkkk Socorro tinha feito para nós uma típica feijoada brasileira, pense num tempero bom lekker, todos amaram almocar com esta família. Obrigada pela acolhida viu família van Ad Van Marrewijk .



Nos despedimos e partimos para a próxima atividade do dia: visitar mais uma empresa, só que esta de legumes, a Terra Natura Internacional. Nos dividimos em dois grupos e adentramos em mais um empreendimento gigantesco aqui da Holanda. A Terra Natura trabalha com 300 hectares de tomates e 150 de pimentão, também trabalham com outros legumes, mas o foco, foi nesses dois. Incrível como as máquinas estáo substituindo os homens. Em uma sala enorme (vide foto) só tinha um homem trabalhando, ficamos impressionados com isso. Essa empresa exporta uma média de 10 mil toneladas de tomate por semana, tenham nocão, ela é criadora dos primeiros tomates tipo cereja.
Em algumas épocas do ano, como agora no inverno, a producão cai um pouco, o pimentão é comprado de fornecedores de Israel que escoam a producão aqui para a Holanda. Um dado interessante é o aumento da populacão polonesa por aqui, eles estão assumindo várias funcões na linha de producão, sobretudo as mulheres. A explicacão dada foi que eles são uma mão de obra mais barta que vem a procura de empregos por aqui. Ao passarmos pelo galpão o que ouvimos? Nossa, nossa, assim você me mata kkkkkk pense numa música famosa por aqui.
Como cantou Jeka: ''pobre do tomatinho, ketchup virou, ketchup virou''. Os 15 tipos de tomates que são produzidos pela empresa também são exportados para países próximos aqui da Holanda. Para serem consumidos ã mesa ou para virarem outros produtos. Terminando a visita, foi nos oferecido aquele bom e velho KOFFIE or THEE.

Por volta das 21 horas fomos para a noite do esporte, hoje vôlei. Momento de descontracão e muita animacão com os nossos amigos holandeses, a câmera descarregou e não pude registrar, em breve alguém posta fotos por aqui. Não posso deixar de mencionar minha queda, logo no comeco do jogo e a jogada de Priscila, a rainha dos games que conseguiu a proeza de fazer uma jogada de vôlei e a bola ir exatamente cair na cesta de basquete kkkkkkkkkkkkkkk rimos pouco viu!

E por hoje é só, espero que tenham gostado da postagem em dose dupla de hoje. Beijos e até o Brasil

Aluska Schenkeveld

Recados: Mainha estou tão orgulhosa, todo dia colocando um comentário aqui. Obrigada bem especial a minha toa Carminha pela ajuda no computador. Logo logo estarei de volta viu! Quero comer macarrao e carne de porco kkkkkkkkkk

Tércio como é que tá o negócio da faculdade? Deu certo? Tu nem comentou nada. Te amo!

Amigos, um grande beijo, amo muito todos vocês.

Bex, meu padrinho, sua bencão! E ai, conta como foi tua primeira aula, eu e Jeka ficamos na torcida hoje.

24 comentários:

  1. hey Bart,
    een geweldig verslag. heel helder beschreven, ook ik heb er van geleerd. dankjewel.
    oja, ik sluit me aan bij jou slotopmerking: Familie en vrienden van VIVA2: jullie hebben geweldige kinderen. jullie mogen trots op hen zijn. we hebben met VIVA2 en de vrienden van VAMOS een hele bijzondere tijd in Nederland. Vele nieuwe vriendschappen worden er gesloten. Voor zowel Brazilianen als de Nederlanders is dit een fantastische mooie tijd.
    Oja, Angelica, niet alleen Jordão is een pinguin, we hebben 13 braziliaanse pinguins. Dat is in Nederland heel bijzonder.
    Misschien kunnen we donderdag schaatsen. Theo de IJsmeester (de vader van Priscila) gaat elke nacht om 02.30uur op de fiets naar de IJsbaan om te controleren of het IJS al groeit!!!! een warme sjaal, handschoenen en een ijsmuts beschermen hem tegen de kou!!!
    Voor alle ouders en vrienden van VIVA2 (en ook VIVA1), de parochies, de sponsers en allen die VIVA ondersteunen heel veel DANK!!!
    Ook al is het koud Nederland, wij hebben een warm hart voor Brazilië. Wij zorgen goed voor alle jongeren van VIVA2 en geven VIVA2 Gods zegen, abraços e beijos voor jullie allemaal.
    Pe Huub.

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que inveja é pecado mais tô morrendo de inveja de vcs.. conhecendo esses lugares tão liindos..! Alessandro eu quero flores dessas viu?!

    Pessoal aproveitem esse últimos momentos.. e que Deus continue abençoando vcs!
    Amor já tô em João Pessoa!
    Beiijos!!!

    TE AMO

    ResponderExcluir
  3. E agora os dias estão sendo contados para a volta ao Brasil... A Holanda vai deixar saudades, mas a saudade maior está por aqui. Aproveitem os últimos minutos de tanta experiência e momentos enriquecedores. Olhando as fotos e postagens já dá pra perceber o quanto está sendo valioso. Grande bjo a todos (Jordão, Taíze, Pe Roberto) e que o VIVADOIS tenham uma boa viajem de volta a sua terra. hehehehe

    Kelly Lopes

    ResponderExcluir
  4. Eujessika

    “Irmãos são feitos assim
    Tão diferentes
    Mais o amor que corre nas veias
    É maior do que tudo
    Irmãos são feitos assim
    Sorrindo e chorando
    Mais o amor que corre nas veias
    É maior do que tudo.”
    Já estava pensando que eu nunca ia publicar alguma coisa para vc né? Pois fique sabendo que... “o amor que corre nas veias é maior do que tudo”. E foi esse amor que correu pelas veias e me fez sentir uma saudade boa de vc. Guria! Tenho muito orgulho de ter vc como irmã, vc sabe disso porque já t falei algumas vezes;
    Todos os dias entro aqui leio por cima bem rápido, mais confesso que entro mesmo para ver vc e suas novas experiências, sei bem um pouco do que vc esta sentindo;
    Um Bjão pra tu!!! Fk com Deus...

    Ps.do seu irmão chato...Eualisson

    ResponderExcluir
  5. Emocionada com o comentário de Pe.Huub. Obrigada Padre Huub e a todos vcs amigos holandeses pelo o carinho com os nossos filhos .Quero dizer que a nossa casa estará sempre de portas abertas para recebê-los aqui em Natal em especial a família que acolheu a minha filha Taíze.Que Deus abençoe a cada um de vocês, holandeses de coração quente!!!!Um abraço em todos do VIVADOIS e VAMOS.

    ResponderExcluir
  6. Kuska! Fiquei feliz em saber que vc não ficou cansada, mais também ficar casada de quer... rsrsrsr uma mordomia dessa;
    Fk com Deus e aproveite muito esta ultima semana. Xerão


    Eualisson

    ResponderExcluir
  7. Ah ! Taíze , Joan Pedro tá dizendo que o ABC ganhou de 4 x 2 em cima do América! manda um beijo no óio!!!!rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Alexandro meu amigo vc é quase um homem da lua, um astronauta... rsrsrsrr
    Vei! De Coração fiquei muito feliz e ver o quantas experiências boas vc esta vivendo, aproveita o Maximo pq vc merece. FK com Deus e boa viajem...

    Eualisson

    ResponderExcluir
  9. Ei Taíze - 5º , cuidado pra num pegar uma pneumonia ave maria! Se cuida e que Deus te abençõe e te dê saúde!
    Pe. Roberto muitas saudades suas tb, tou enrolada aqui num trabalho do mestrado , só tu Padre pra me ajudar!!!kkkkkkkkkk.
    Jordão e aí tu deve ter engordando um pouquinho só no pão, hein!???rsrsrsrsr.
    Lindo o passeio das flores , vcs viram a primavera holandesa numa estufa!!!rsrsrs!
    Deus abençoe todos vcs do VIVADOIS!Saudades!

    ResponderExcluir
  10. ALUSKA Cunhadaaaaaaaaaaaaaaaaa (Britney), esta sentindo minha falta, eu sei que sim kkkkk eu mesmo estou morrendo de SAUDADES dos teus aperreios logo cedo aqui em casa...eu dei um olhadinha todos esses dias e vi que vc esta se divertindo e conhecendo lugares e pessoas maravilhosas e fico muito feliz por você e por todos que estão contigo!

    Sim adorei seu novo sobrenome muito chique kkkkk, Schenkeveld depois tu me diz como se pronuncia esse nome porque ja tentei falar mais não consigo.
    Hey só uma dúvida, a Cantora ADELE é conhecida ai? é famosa? kkkkkk só curiosidade mesmo mais esquece. hey cunhadinha tais vendo como sou legal aqui é simplismente 05:15 da madruga e eu aqui lembrando de tu e te escrevendo!
    fazer o que né tem que dar credito a cunhada se não apanho...sabia que se eu não te escrevesse você ia muer no meu ouvido quando chegasse kkkkkk, ai fiquei com MEDO.
    hey e ai o pessoal ouve hip hop?( detalhe: eu vi aquela dupla dançando e achei lindoooo, tenho certeza que você lembrou de mim né? KKKKKK brincadeira ) hey cunhadinha só dei mesmo uma passada pra dizer que estamos todos com SAUDADES de você...VEM LOGOOOOOOOOOOOOOOO.
    sim eu vi a declaração de tercio kkkkk minha nossa ta vendo cunhada o que faz vc deixar esse menino aqui, oow bichinho *__*

    Ass: CAMILA CARVALHO

    ResponderExcluir
  11. Estou muito feliz por vcs,
    realmente deve ter sido incrível visitar isto tudo.
    Estou mais feliz esta semana pq MEU AMOR Alcione Lima
    está voltando ^^. Então aproveita tudo por ai MEU AMOR.
    Um grande abraço p/ todos.

    ResponderExcluir
  12. Kuska, adorei o post. Vc relatando sua visita ao "mundo das flores" e fiquei aqui imaginando. deve ser muito lindo.
    Fico feliz em ver e saber que estás apoveitando o máximo daí.

    Ahhh... e se sua cumade aqui ganhar na maga daqui pro seu casório, te dou as flores holandesas para decoração. #dedoscruzados.


    Saudades, Cumade!

    Beijos meus, de Alan e de Kamille.

    ResponderExcluir
  13. ai que linda mundo das flores ,eu prnso assim nao quero falar que ta realizado poie nunca podemos falar, mas gente do viva dois eu imagino como o coração de vcs estao pra deixar quantas pessoas maravilhosas que vcs ja colocaram em um lugarzinho do caração mas com certeza familia amada que Deus abç cada, mas primeiro fomos nós me perdoe, amados me desculpe mas amos vcs tb que fizeram nossos filhos felizes e todos realiazdos. so rezar a Deus por um bom retorno bjssssssssssss a todos.

    ResponderExcluir
  14. jordão tem alguem que ta fando muito eu so sou tia quamdo fala assim tia passa um ovo pra mim kkkk agora é peukkkkimagina quem fala assim
    lele fez niver ontem pois ta aqui do meu laddo guguguzando.

    ResponderExcluir
  15. Kuska!!! Saudades de vc! =*

    Elisa

    ResponderExcluir
  16. Eujessika, vi as flores e fiquei apaixonada. Traga um monte para mim! kkkkkk
    Beiijo. Jesus te abençõe.
    Mainha

    ResponderExcluir
  17. Oi minha Aluska espero que você esteja bem , estou contando as horas para te abraçar bem forte ,com certeza a carne de porco com o macarão esta lhe esperando Sim a respeito das postagens de todas a qual mim apaixonei foi a mais recente as flores porque você sabe sou apaixonada por flores inclusive quero aproveitar e pedi que traga uma muda de uma rosa holandesa para mim de presente ok toda vez que você ver vai lembrar de sua Familia e amigos holandeses e os padre que ai vão ficar e você so vai ter boas recordações peço a familia que lhe acolheu os meus agradecimentos um Beijo de sua mãe que muito lhe ama e desejo boa viagem para todos

    ResponderExcluir
  18. Meu amor, muitas saudades de vc meu anjo, não vejo a hora de te ver novamente, hje foi um dia muito feliz, dei minhas cinco primeiras aulas, 3 a tarde e 2 a noite, a turma adorou, fiz a dinamica dos baloes que nós usamos o CDL e foi um sucesso, a turma é muito animada, participativa e gaiata. Estou muito feliz, muito obrigado pelas orações e não esqueçam de curtir bem muito por aí, pois, já tá acabando. bj meu amor, te amo muito, o coração está super apertado com a saudade. bjs, bjs e bjs.

    ps: kuska Deus te abençõe, vc vai adorar as turmas! abraços e num se preocupe não que eu to cuidando de tercio, ele tá um homin viu, bem comportadim. xau.

    Bex.

    ResponderExcluir
  19. Sim Aluska a flor que amei foi a da foto de nº 13 uma que em baixo são folhas e em cima e a rosa Filha e brincadeira eu sei que e dificil de você conseguir mais se puder eu agradeço Bjs meu amor

    ResponderExcluir
  20. Aluska(Britney)Amei as flores é muito interessante o quanto é amplo esse mercado ai na Holanda! Saudades de vc...Fica com Deus sempre...sim - Xerão.

    ResponderExcluir
  21. Murilo(Tio kk) e Eujéssika...Fiquem com Deus sempre. Xerão pra vocês!

    ResponderExcluir
  22. Murilo...
    falta pouco pra eu matar quem está me matando (a saudade é claro...kkkkk )

    Amooor, desculpa não esta postando todos os dias. Estou dodoiiii... desculpa minha vida.

    ♥ TE AMO ♥

    ResponderExcluir
  23. Taíze..

    Até que enfim ja se foi janeiro e ta chegando a hora de eu te ver novamente e matar a saudade!

    Simmm... Renan ta perguntando se voce mandou o recado que ele pediu uma dia desses num comentario... kkkk

    Beijo grande minha linda! TE AMO MUITO!

    ResponderExcluir
  24. Hallo braziliaanse en nederlande Viva en Vamos vrienden, ik vind jullie uitwisseling in een woord GEWELDIG! Wat een mooie vriendschappen, wat een warmte en wat een blije mensen. Ik vind het heel leuk dat Taize en Eujessika in ons gezin te gast zijn. We komen steeds meer te weten hoe zij in brazilie leven en werken en zij hoe wij ons leventje leven. Met hen samen brengen we brazilie en nederland dichter bij elkaar! Niet alleen ons geloof bindt ons. Twee culturen die samen mooier en sterker zijn dan ieder voor zich! Een warme groet van Aad van den Enden.

    ResponderExcluir