quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PALACIO DA PAZ E JANTAR HOLANDES

Ola, povo do bem! Saudações a meu querido Brasil varonil!
Dando continuidade as belas experiencias que estamos vivendo aqui, hoje, particularmente, tive um grande privilegio como jurista - conhecer o PALACIO DA PAZ, simbolo maior do direito internacional. Apesar de ter vindo com o Viva 1, no programa passado, não tivemos a oportunidade de conhece-lo na visita que fizemos a Haia (tambem conhecida como a capital juridica do mundo). No caminho, encontramos um monumento em homenagem as vitimas do holocausto; muitas flores no chão recordando um momento de dor e sofrimento vivido pelo povo holandes (momento de emoção). Chegando ao Palacio da Paz, como o proprio nome ja sugere, eh de uma grandiosidade sem medida, ja da parte externa nos encantamos com a imponencia de sua fachada e seus grandes portões de ferro. Ao adentramos nos foi avisado que era proibido o uso da maquina fotografica, e isso ja me fez redobrar a atenção para que cada detalhe fosse devidamente guardado na mente para assim poder apresenta-lo a voces. Não so a juventude do Viva, mas muitos holandeses que nos acompanharam na visita estavam naquele momento, pela 1 vez, conhecendo a sede do direito internacional, pois o Palacio da Paz sedia o Tribunal Internacional de Justiça, principal orgao judicial das nações unidas.
O castelo foi construido no inicio do seculo XX, graças a doação de 1,5 milhão de dolares feita por Carnegie, escocês, que doou parte do seu direito para instituições sem fins lucrativos. Sua arquitetura foi desenhada por um francês e em 1917 sua construção acabou. Cada movel, porta, lustre, tapete, granito por toda parte, veio como doação dos diversos paises que compõe as nações unidas - logo mais destacaremos algumas.
Nossa primeira parada foi na sala do tribunal internacional, a guia holandesa falou sobre sua função (resolução de conflitos entre os Estados), a composição da corte, e fez referencia ao brasileiro, juiz da corte, Cançado Trindade, como tambem, o tempo de mandato, e algumas questões praticas. Depois fomos a sala japonesa, cada nação tinha seu brasão gravado na cadeira, maior euforia quando vimos a cadeira do Brasil. La acontecem os julgamentos pela Corte Internacional de Justiça, o ultimo que aconteceu, segundo a nossa guia, foi um parecer no conflito entre Israel e Palestina, como as decisões dessa corte tem apenas carater de aconselhamento, esta considerou que a barreira construida por Israel para separar as terras do pais do territorio palestino feria o Direito Internacional.
O Palácio da Paz sedia, além da Corte Internacional de Justiça, a Corte Permanente de Arbitragem, a Fundação Carnegie, a Academia de Direito Internacional de Haia e a Biblioteca do Palácio da Paz, um dos maiores acervos de Direito Internacional.
Como falei anteriormente, o palacio recebeu doações de todas as partes do mundo - as portas dessa sala que estavamos foram construidas com a madeira brasileira (não identificamos o tipo, sorry), a tapeçaria japonesa, q da nome a sala, e no alto da escadaria uma grande imagem de Jesus Cristo acenando com a mão direita e segurando uma cruz com a mão esquerda... (pergunte-se tambem - um simbolo religioso num local onde se encontra todas as nações, e q por si deve ser laico?) Pois bem, o Cristo do palácio representa a paz, e não os princípios católicos. Foi um presente da Argentina, simbolizando a paz e o fim da tensão entre Chile e Argentina, o monumento foi feito com as armas que foram funfidas, armas estas usadas nessa guerra. No teto temos pintadas as imagens das 4 deusas - Irene, deusa da Paz - Themis, deusa da justiça - Evno, deusa da ordem e Dice, deusa do direito.
Terminamos a nossa visita conhecendo o museu do palacio da paz, la muitos tratados, historias das guerras, fotos de julgamentos que marcaram o mundo. Nossa!!!! Tudo muuuuito interessante. A visita desta manha foi de muito aprendizado não so no ambito do direito, mas tambem, nos sensibilizamos diante da necessidade de paz para todas as nações.
Quando saimos na rua, um frio de dar inveja a muitos freezers. O q acontece? Tiramos nosso almoço da mochila, nos amontoamos e fizemos nossa refeição como bons holandeses...nada de feijão, arroz, macarrão, mas da nossa bolsa saiu pão e suco que Moni carinhosamente organizou para nos (inculturação total). Depois seguimos pra um bar e rolou e velho e bom - coffee or tea?

Possivelmente hoje foi o dia mais frio de nossa temporada ate aqui, quer dizer, a proporção so aumenta com expectativas de neve amanhã (os meninos querem muito rsrsrsrs).
Depois curtimos muito nossa NOITE HOLANDESA organizada pela turma do Vamos e familiares. Musicas tipicas, danças e um delicioso jantar holandes que teve no cardapio - Hutspot met ballekje gehakt, boerenhool met worst, rodehoolmet fricandea en mangosaus, spruitjes met spekjes, appelmoes, stoofporen, erwkensoep e na sobremesa - yoghurt e vanillevla. Gostoso hein!!! Bom, temperado pra gente, mas pelos comentarios finais todo mundo gostou.
No intervalo, lemos o blog junto com os holandeses e eles riam com nossas gargalhadas dos comentarios de voces, mesmo sem entender nada kkkk
Como toda boa festa por aqui, terminamos nos jogos...uma turma no halli galli e outros na disputa no just dance 3, Priscila, que eh a Viva da dança, mostrou todo seu gingado e ganhou diversas rodadas... foi uma noite bem divertida como tudo que esta acontecendo por aqui.
Muito precoce fazer qualquer avaliação, mas eh magico olhar a carinha desses meninos e meninas curiosos diante do que eh apresentado, aproveitando tudo, aprendendo e partilhando... ta muito bom, a convivencia e a cumplicidade entre o grupo aumenta cada dia mais e isso nos fortalece para a ida as familias semana que vem.
Bem, esta quarta foi ultra especial...um dia que ficara marcado pra sempre em nossas memorias, especialmente na minha... Continuem na sintonia!!!


Ana Paula Brito
Recadinhos
Para todos que acessam o blog - muitos sentem falta das noticias de determinadas pessoas do grupos, mas alem do primeiro dia, so no dia em que o integrante escreve no blog eh que tem direito de encaminhar recados, com exceção de datas especiais.
Mamãe arrasando na net, valeu mainha, beijos e abraços pra papai... e nega fulo ja tem cabelo? Ela ta bem? Mande noticias de Tia Dosanjos, ta tudo em paz por la? Ah, peça pra Su mostrar o blog a Teca, mando beijos holandeses pra todos de la.
E Pe. Gabriel, todo mundo que pergunta pelo senhor, repasso seu recado... Ele mandou lembranças!!!! Beijos dindo!!!
David, amor, ta arrasando nos post rsrsrs... mas esses dias propositadamente me encheu de curiosidade ne... deixe estar rsrsrs. Saudades de ti! Ah, avise a todos que Luiza chegou pela Holanda, foi vistas nas noites de Amsterdam.
Amigas e amigos queridos que encaminham recadinhos, beijos no coração, ate a volta com muitas historias na bagagem.
Priscila - Feliz aniversario mainha, amanha vou escrever e mando mais noiticias. Beijos e muitas felicidades. Seu presente ja esta comprado... Todos do Viva lhe mandam abraços.

30 comentários:

  1. Povo chiqueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee...

    *.*

    ResponderExcluir
  2. Oi gente! Que notícia boa, saber da visita ao Palácio da Paz. para Roberto; mamãe manda beijos abraços e ainda "feliz aniversário", Karlinha está bem, manda beijos e lhe aguarda para o almoço dia 05/02. Um beijo em Ayron, Ana Paula, Ana Alice, Alcione...
    Transmita a todos os nossos amigos holandeses nossos abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ana Alice; Gugu e Gera mandam beijos e desejam felicidades.

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal do VIVA2 que experiência hein?Tou muito feliz por todos vcs em especial por você Taíze, aproveite cada momento e não se esqueça que essa experiência é única e servirá bastante para o seu trabalho de conclusão do sua graduação em Turismo, por isso registre tudo e divirta-se e mais cuidado com esse frio todo, não vai adoecer,viu!Beijos em todos e um abraço grande em vc que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ana Paula, nesta foto com Jordão você está mais magra!
    Essa história de Luiza ainda rende, William Bonner, Ronaldinho (o gordo) e até G1 nacional fizeram referência. E pasme, a Record comprou os direitos de imagem da chegada de moça em João Pessoa.
    Entre os dias 3 e 5 de fevereiro haverá um curso de formação do setorial de mulheres do PT: "feminismo e organização partidária" com militantes de todo o Estado.
    Fiquei muito feliz por você pela visita ao "Vaticano do Direito". :)
    Beijos! Muitos beijos! Mais beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Ei Taíze as roupas que vc levou num dando certo, não?Tou vendo vc com outras roupas.Sim!!!! Vinicius tá cada vez mais fofo é o meu consolo pra aguentar a saudade de tu, Doraci!rsrsrs.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da reportagem sobre o palacio da Paz, mas estranhei que não se falou nada sobre o grande brasileiro Rui Barbosa, chamada Aguia de Haia. Este grande homem ornou aquele ambiente ilustre, e merecia ser reverenciado. Parabens que puderam entrar lá, fiquei com inveja! Pe
    Gabriel

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu como estudante do direito fiquei morrendo de inveja de todos vcs parabéns pela oportunidade!!! meus bens todo dia leio o blog pra ter noticias de vcs,jordão como sempre aprontando nas fotos né kkkk muito bommm tatá sempre com o sorriso lindo na cara, e meu padinho o meu deus todo impacotadinho mas ta lindo mô deus kkkkkk.bjs e saudades de vcs. vanessa

    ResponderExcluir
  11. Que privilégio poder visitar o palácio da paz, como Ana falou no VIVA 1 não tivemos esta oportunidade de entrar no palácio. olha todas as vezes que entro para ver o blog, vem vários sentimentos bons! Aproveitem tudo, pois a experi~encia que tive ai está marcada em meu coração e mente para sempre. Bem, diga a wesley que o GALOOOOOOOO ganhou ontem e o preá só empatou!!!!!! A Priscila "dançarina" (como disse Ana) aproveita o máximo que depois é trabalho aqui rsrsrsrsr. um beijo no coração de todos vcs.
    Ramon torquato

    ResponderExcluir
  12. oi taize...é grazi estou com muitas saudades!!!!!!!!!!!!gosto muito de você, beijos... volte logo.

    ResponderExcluir
  13. So passei para te contar uma novidade, que é capaz de vc não acreditar!!!
    Estou com saudades ;)
    Aproveita tudo MEU AMOR estou muito feliz por você. TE AMO

    ResponderExcluir
  14. Francisca. BOA NOITE TAìZE,estou bem.Se cuide!!!aproveite o máximo, abraços... a todos saudades!!!!!!!!"

    ResponderExcluir
  15. Olhem só, de acordo com o Jornal da Globo, o número de estudantes brasileiros em intercâmbio na Europa sairá de 215 mil em 2011 para 282 mil em 2012, um aumento de cerca de 30%. Se o Real continuar valorizado assim vocês podem pensar em fazer brevemente uma nova visita a Holanda e desta vez trazerem muito queijo holandês na bagagem para o Brasil, que tal? :)

    ResponderExcluir
  16. Aninha,e toda turma do Viva 2,fiquei muito feliz com o relatório de hoje, a descrição do Palácio da Paz,imagino a grandiosidade, realmente é um grande privilégio,só estranhei não terem mencionado o nome de Rui Barbosa,o "Águia de Haia",este sim,considerado o maior Jurista do seu tempo. Mas fica pra outra oportunidade kkkkkkkkk. Já estou imaginando quando chegares....ninguém te aguenta,kkkkkkkkkkk. Falando sério,aqui tudo bem, a Neguinha já está se vestindo,Dasanjos está bem,se recuperando cada dia, graças a Deus.Teresinha está melhor. Amanhã falo com Suênia para mostrar os fotos a ela. Um grande abraço e beijos para todos. Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  17. olá galera! Sensação inexplicável ao ler o texto com a descrição do Palácio da paz, realmente deve ter sido um grande emoção, me senti junto com todos voces.

    Meu amor (Eujessika), muitas saudades, tu tá tão linda na foto. pelo menos mato um pouco sua falta. um beijão enorme e um grande abraço. Tó assistindo diários do vampiros(segunda temporada),assim sinto vc aqui do meu lado assistindo comigo. eitxa saudade danada.

    Te amo muito e até amanha se Deus quiser!

    (voz de alessandro de novo) - Caramba um abração em todos, e agora todo mundo vivendo perigosamente, tomando todinho sem agitar.bjs em todos.

    vlw.
    Bex.

    ResponderExcluir
  18. Palácio da paz! Ana Alice tinha comentado comigo sobre essa visita, muito legal mesmo,deve ter sido emocionante não é Ana Paula! Um abraço pra todos do VIVA e um super beijo pra você Ana Alice.Dá para ver que o frio ta aumentando a cada dia,a cada dia que passa você ta mais empacotada meu amor hehehe.Te amo.

    Anderson.

    ResponderExcluir
  19. Amanda caantora diz: um grande abraço p todos e que to muito felizzzz por eles......
    Beiiijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá pessoal
    A quarta feira foi bem cultural pra vocÊs hein!!!
    E vc hein Pris, "viva da dança"????? Que chique......
    Se cuida

    Xero

    ResponderExcluir
  21. Taíze,Que Deus te dê saúde, tome limão com sal se tiver tossindo muito e não esqueça de usar o spray da garganta.Ah... pegue alguns limões pra vc ficar fazendo isso antes da noite brasileira onde vcs irão usar todos nas caipirinhas rsrsrsrsrs. Seu pai tb tá acompanhando o blog mas não sabe postar como sua madrinha concita tb.Taiane tem falando com ele e ele mandou um abraço pra tu e que não gastasse a nota dele . Vc precisava ver a cara dele com pena pq te deu aquela nota.kkkkkkkkkkkk.....Simmmmmmmmmm!Sabe quem vimos no aeroporto naquele dia ?Paula Toller(Kid Abelha)seu pai ficou doidim pra falar com ela, mas foi muito rápido.Um beijão e não esqueça de tirar muitas fotos e registrar as informações importantes para seu trabalho.

    ResponderExcluir
  22. Olá pessoal!

    Mais um dia de aventura e a quantidade de casacos para o frio aumentando kkkkk.
    Realmente o palácio é magnifico, fiquei com uma inveja boa de vcs e a comida estava com cara de estar mesmo boa nas fotos, HUMMMMMMMMMMMM... Lekker!

    Notícias: (news)

    Marcos Veras, (ator) que imita Luan Santana na Zorra Total esta indo para Amsterdam.
    Luísa já chegou do Canadá.
    Lice nem deu tempo de tu acompanhares a tua chará pelo BBB ela já foi eliminada, bixinha!
    Biejos e abraços.

    ResponderExcluir
  23. Hum... estão aproveitando mesmo conntinuem assim pois essa é uma experiencia única... A saudade d Alessandro Monteniro, Aluska Silva, Ana Paula e Eujessika só faz aumentar!
    Eu continuo fazendo oração por vcs!
    Beijos no coração de cada um ;D
    Mainha manda beijos pra Alessandro Monteiro e Ana Paula e manda dizer que vcs aproveitem bastante!

    Alessandro Te Amo e tô morrendo de saudade de vc meu bem!
    Um Beijo Especial *.*

    ResponderExcluir
  24. Taíze, já pedi pra o povo escrever aqui viu!
    Gostei da sua mae ai em cima, mesmo longe pra caramba mandando todas as recomendações... rsrsrsrsrs só presta assim!
    Saudades meu amor! Beijão!

    ResponderExcluir
  25. Ô Maga... Passando só pra te lembrar de comprar minha camisa da Seleção Holandesa visse? Em troca, estou de olho aqui no seu marido viu? E ahh... Mande um beijo pra uma menina que está aí com você. Ela é a que tá com vestido florido nesta postagem, não esquece ok? Abraaaço Maaaaga

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Eita! Nem vou elogiar a perspicácia de dona Ana senão Ana Paula vai chegar ao Brasil dizendo que estava bajulando. rsrsrs

    Dia de chuva, muita chuva mesmo em João Pessoa. E Luiza já está no Brasil. A menina foi matéria no "Bom dia Brasil" e a matéria destaque no "Jornal Hoje".
    Cá em nosso continente a Inglaterra resolveu reforçar a segurança nas Ilhas Malvinas ( que eles chamam de Falkland Islands) acusando a Argentina de serem colonialistas. Imaginem só: a Inglaterra chamando alguém de colonialista!! rsrsrs Foi isso que disse o presidente em exercício da Argentina, Amado Boudou.

    Ah! Antes que eu me esqueça, agora que Luiza voltou eu já começo a ouvir piadas do tipo: "todo mundo vai ao evento, menos Ana Paula que está na Holanda".

    As minhas saudações!

    ResponderExcluir
  28. oiii Murilo,nossa todos nós estamos morrendo de saudades de vc,vimos suas fotos um show viu!? to vendo q vc ta curtindo bem pouquinho ai ne,rsrsrs,tem q aproveitar mesmo, tire muitas fotos e aprenda tudo q puder pra quando vc voltar nos contar.bjuzz te amamos muito Dessa,tim toio e tia lúcia.

    ResponderExcluir
  29. jordao,por favor assim que possível entre em contato conosco,aquele momento que ninguem espera, mas que para o nosso avô foi o momento de descanço, o fim do sofrimento. aconteceu!

    ResponderExcluir
  30. Jordão,fé! Nosso avô se foi, mas seus ensinamentos ficaram. Sei o quanto é difícil passar por tudo isso longe da família, mas Deus está com você e te dará forças para continuar na jornada. Sinta-se abraçado por todos nós ! (LILI)

    ResponderExcluir